O mercado nacional de decoração está entre um dos poucos segmentos que foram afetados financeiramente de modo positivo pela pandemia do coronavírus. Com milhões de brasileiros em isolamento social, houve uma reconexão das pessoas com os ambientes domésticos, ressignificados a partir da intensificação da necessidade de conforto, praticidade e satisfação estética. De acordo com a plataforma de Customer Relationship Management (CRM) GetNinjas, só em 2020, o número de reformas residenciais cresceu 57% em relação ao ano anterior, movimentando escritórios de arquitetura, varejistas do ramo de móveis e lojas que atuam com itens de decoração de interiores, como a rede de molduraria premium: Moldura Minuto.
O aumento da demanda no mercado de decoração impulsionou a otimização de serviços de compra e venda, principalmente através da criação de e-commerces, que apresentaram um crescimento de 300% no setor. Com o novo normal digitalizado, empresas que buscam ditar tendências no segmento do décor, como a Moldura Minuto, investem na priorização da experiência dos clientes através de processos automatizados, para se diferenciar em meio à concorrência que tem priorizado essencialmente a presença digital.
Antes mesmo da pandemia, a Moldura Minuto, maior rede de molduraria premium do país, já investia na prestação de serviços que incrementam a experiência do cliente, como a disponibilização de consultoria especializada, a agilidade no processo de emolduramento – que leva no máximo 48 horas para ser realizado – e a instalação gratuita dos quadros adquiridos. Com a pandemia e a necessidade de agilização desses processos, a molduraria investiu na compra de equipamentos high tech (que incluem instrumentos medidores por raio laser) que garantem uma instalação rápida, com precisão milimétrica, sem sujeira e sem barulho. O investimento da Moldura Minuto também foi realizado na contratação de mão de obra altamente especializada, que seguiu todos os protocolos de segurança sanitária e permanece fazendo uso de máscaras nos ambientes domiciliares, para garantir o bem-estar dos clientes.
As estratégias adotadas pela Moldura Minuto ao longo do auge da pandemia do coronavírus, abriram margem para que a empresa ampliasse sua atuação no âmbito das experiências “figitais” – que unem a esfera física à digital – e investisse no conceito omnichannel para expandir seu modelo de negócio, que agora é baseado em lojas no padrão smart. De acordo com o CEO da Moldura Minuto, Antonio Carlos Viegas, a pandemia do coronavírus mostrou ao segmento do décor um mar de oportunidades dentro da ambiente digital, mas é importante que as empresas busquem se renovar porque os clientes têm sido cada vez mais exigentes e a tendência é que o mercado caminhe para uma padronização dentro dos e-commerces.
Moldura Minuto Smart
O conceito de franquia MM Smart é focado em viabilizar a abertura de novos empreendimentos e em facilitar as operações para novos franqueados, por meio de soluções como a redução do valor de investimento inicial e a não exigência de maquinário, nem de estoque. O conceito opera com mostruários de molduras e paspaturs expostos na própria parede da loja, de modo que proporcione uma pré-visualização do acervo de obras exclusivas, e todo o portfólio de artes e serviços pode ser acessado por meio de um computador instalado na loja ou até mesmo pelo celular. O franqueado da Moldura Minuto Smart não precisa adquirir maquinário específico de emolduramento, pois toda produção é realizada diretamente pela matriz ou em parceria com as grandes lojas da franquia, próximas à praça de atuação da pequena unidade, o que garante agilidade e expertise ao processo.