A alta no mercado de alimentação tem sido registrada desde 2021, quando brasileiros passaram a consumir mais comida fora de casa. Uma pesquisa do Instituto Food Service Brasil (IFB) mostrou que em 2021 o mercado cresceu 12% e no ano seguinte foi registrado um crescimento de 28%.
O estudo “Pesquisa Alimentação Hoje: visão dos operadores de food service” apontou que no ano passado, 88% das empresas do setor registraram faturamento igual ou superior ao que havia sido registrado em 2022. Partindo dessa análise, muitas franquias do setor buscam inaugurar novas unidades para expandir e tornar a marca conhecida.
Esse é o caso da Pastel Di Fêra, uma franquia que pertence ao grupo Hypper Brands, com foco em oferecer uma experiência imersiva nas feiras livres brasileiras por meio da gastronomia. A franquia nasceu no ABC Paulista em 2023 e já procura expandir para outras cidades do país.
No radar de expansão estão as cidades de Mauá (SP), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE). Todos esses municípios têm uma coisa em comum: a valorização da experiência gastronômica. A marca não oferece só uma simples experiência, mas sim uma imersão profunda na cultura brasileira, que desperta emoções, memórias e aquele sentimento de nostalgia.
O influenciador e fundador da franquia, Bruno Guedes, conta que a marca procura por cidades que estejam abertas às novas possibilidades. “A Pastel Di Fêra procura cidades com um mercado crescente e uma população que valoriza experiências gastronômicas inovadoras e autênticas. Buscamos localidades que ofereçam um ambiente de negócios promissor e que sejam receptivas a novas ofertas no setor de alimentação”, lembra ele.
A inauguração
A unidade de Feira de Santana será inaugurada no mês de agosto e a marca já está adotando estratégias de marketing para chamar a atenção do público para o novo espaço. “Utilizamos redes sociais para gerar expectativa e engajamento com conteúdos visuais atraentes que destacam a experiência única que a Pastel Di Fêra oferece”, explica Bruno.
Além de todas essas ações, a marca também está realizando parcerias com influenciadores da região e oferecendo promoções exclusivas de inauguração. Outra estratégia para chamar a atenção das pessoas é a realização de eventos e degustações, buscando criar uma conexão direta com a comunidade e gerar curiosidade, fazendo com que o público comente sobre a novidade.
Entendendo o mercado
Feira de Santana é uma cidade de cerca de 619 mil habitantes, localizada a 116 quilômetros de Salvador (BA). O município apresenta forte crescimento no setor de alimentação que aliado à cultura local, proporciona uma experiência gastronômica autêntica e nostálgica. O mercado dinâmico e uma população que valoriza a tradição, mas sem deixar de lado a inovação, foram fatores cruciais para que a franquia investisse na região.
Além disso, a presença de um ambiente favorável para novos empreendimentos e o entusiasmo da população local por novidades ajudaram a escolher a cidade. “O mercado de franquias de food service em Feira de Santana está crescendo e se diversificando, refletindo um aumento na demanda por opções gastronômicas inovadoras e de qualidade. A cidade tem mostrado um perfil promissor para novos empreendimentos no setor de alimentação, com um público cada vez mais receptivo a novas marcas”, conta o fundador.
A franquia espera uma recepção calorosa e uma rápida adesão da comunidade local à marca. Vale ressaltar que a inauguração da nova unidade é mais um passo dado na história da Pastel Di Fêra, que espera se expandir no mercado nordestino. “Esperamos que a unidade não apenas ofereça uma experiência gastronômica única e memorável, mas também se torne um ponto de encontro popular e um atrativo tanto para residentes quanto para visitantes”, expõe Bruno.
Trazendo experiência memorável
Tudo isso só foi possível porque a marca busca proporcionar a melhor experiência para o cliente, trazendo sentimentos de nostalgia e memórias afetivas ligadas às feiras brasileiras. Toda a ambientação da loja, com suas mascotes, além dos produtos autorais evoca sentimentos de familiaridade e conexão com a cultura local.
O cardápio foi todo pensando nessa proposta. Pratos como o milk shake, o frozen e o refrigerante de caldo de cana reforçam a atmosfera presente nas feiras livres do Brasil, criando identificação por parte do público, que chamam os produtos pelo nome. “Ninguém chega e pede um ‘refri de caldo de cana’, pedem o ‘vira-lata’, bem como todos os produtos exclusivos. A conexão de toda essa ‘brasilidade’ com o público tem se mostrado muito forte”, explica o fundador.
Tudo foi pensado pela marca para trazer um diferencial no mercado, já que o pastel é um alimento comum no dia a dia brasileiro, além de ser o segundo salgado mais vendido do Brasil. Investir em branding e produtos exclusivos foi a estratégia encontrada pela franquia para ampliar seus horizontes.
“O negócio é bem mais do que pastel, a Di Fêra é uma experiência. Temos dados que apontam que o nível de engajamento com o público da nossa marca é muito superior aos concorrentes, isso porque não vendemos apenas pastel, vendemos memórias e sentimentos”, finaliza Bruno.