Apoiada em um modelo de franquia phygital, de proporções pocket e localizada nas ruas ao invés de shopping, a rede de emolduramento premium Moldura Minuto conquistou, ao longo de 2022, um crescimento de 350% na expansão de seu número de lojas, em comparação a anos anteriores. O resultado obtido pela rede vai ao encontro de um aquecimento no mercado em que a marca está inserida, o qual registrou variações positivas tanto na busca de investidores por franquias do segmento de décor (19,3%) quanto na preferência dos investidores por lojas que sigam o conceito pocket, as quais cresceram mais de 10% no último ano no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising.
Modelo de negócio testado e validado pela marca e seus franqueados, o conceito de franquia pocket da Moldura Minuto, o MM Smart, une espaços otimizados à flexibilidade de atendimento phygital e tem se mostrado como uma das opções mais rentáveis presentes no portfólio da marca, tendo em vista que facilita a entrada do novo franqueado na rede com baixo risco e baixo investimento inicial, zero investimento em estoque, fácil gestão da operação e equipe enxuta; o modelo de negócio pode ser inserido em praças a partir de 90 mil habitantes e permite a customização dos quadros vendidos de acordo com o perfil da praça.
Com um investimento inicial requerido de R$ 140 mil, a Moldura Minuto Smart é negociada a um valor 50% menor das opções tradicionais de lojas da rede de emolduramento. As operações do modelo Smart possuem baixo investimento com alta lucratividade que gira em torno de 14.000,00 mensais para o franqueado, com retorno sobre o capital investido de 12 a 15 meses.
A diretora de expansão da marca, Joyce Nass, aponta que o sucesso do modelo smart se deve ao formato que eles assumiram. “O novo franqueado procura por modelos de negócios enxutos, com baixo investimento, baixo risco, fáceis de operar e com alta lucratividade. Por isso, nós da Moldura Minuto traçamos um plano estratégico e consistente focado 100% no marketing digital, que permitiu o crescimento da rede em 350%, em comparação aos demais anos”, aponta Joyce.
Além de todos os benefícios de baixo investimento e alta lucratividade, o novo franqueado conta com o apoio e o suporte da marca desde a pré-inauguração, quando ele passa a ser acompanhado de perto por uma consultora exclusiva de implantação. A marca possui uma rede franqueados de longa data, com mais de 20 anos de casa, e entrega aos novos franqueados a inteligência adquirida em mais de 23 anos de Moldura Minuto, como por exemplo: uma análise profunda do mercado, focada em uma maior assertividade na projeção de faturamento da loja e em encontrar a melhor localização do ponto comercial, um dos pilares mais importante do negócio. Atualmente, lojas da rede Moldura Minuto são capazes de disponibilizar para o mercado uma série de produtos (quadros, molduras, impressões, esculturas e etc) e serviços (emolduramento, consultoria, instalação* e etc) em um mesmo espaço.
“O modelo de negócio faz parte da maior evolução da marca desde a sua fundação e já é um case de sucesso com um crescimento no número de lojas de 350% em relação a anos anteriores. Para 2023, nosso foco é ampliar ainda mais a área de cobertura com novas unidades e atingir a marca de 30 novas operações dentro de 12 meses. Estamos preparados para receber esses novos franqueados, investimos pesado em treinamento e desenvolvimento de suas equipes de vendas, desenvolvemos uma metodologia própria de vendas para o nosso modelo de negócio, a qual permite que o franqueado identifique exatamente em que passo da venda sua equipe precisa melhorar, além da criação do Programa Moldura Minuto Loja de Excelência que visa performance de resultados e engajamento das equipes de vendas com metas, desafios e premiaçōes”, finaliza Joyce.
*conforme homologação da loja franqueada.