De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2023, elaborada pelo Sebrae em parceria com a Anegepe – Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, no último ano, o Brasil somou 90 milhões de empreendedores ou potenciais empreendedores. Tal dado faz com que ter o próprio negócio seja o terceiro colocado na lista dos principais desejos dos brasileiros.
Neste cenário, Eduardo Córdova, empreendedor que está em seu quadragésimo CNPJ e é sócio-fundador e CEO da maior microfranquia do país, segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, lista quatro dicas para quem deseja ter sucesso no empreendedorismo. Confira:
1) Estude sobre o negócio que vai abrir
Segundo o estudo mais recente do Sebrae sobre taxa de sobrevivência das empresas no país, de 2020, entre as empresas fechadas, verificou-se que a maioria dos empreendedores tinha menor conhecimento/experiência anterior no ramo de atuação. Em 2023, conforme o Mapa de Empresas do Governo Federal, a cada minuto, quatro empresas fecharam no Brasil, o que é equivalente a 2,1 milhões de corporações extintas. Nesta conjuntura, Córdova alerta que o primeiro passo para ter sucesso empreendendo, é ter conhecimento sobre o negócio que vai abrir. “As chances de êxito aumentam conforme o empreendedor conhece o modelo de negócio antes de investir, entende os pontos fortes, os pontos de atenção e os concorrentes. Desta forma, é fundamental pesquisar, estudar, conversar com outros players e fazer benchmark”, recomenda.
2) Salve e execute suas ideias
Segundo o CEO do market4u, muitas vezes, a chave para o sucesso está em uma nova ideia e por isso, aconselha: “Quando a mente entrar em flow, anote todas as ideias que vão surgindo. Pode ser em um papel ou nas notas do celular. Depois, coloque-as em ordem de prioridade e comece pelo urgente, ignorando o resto. Conforme for riscando as tarefas da lista, reveja as prioridades e dê sequência repetindo o processo. Esse plano de ação tira a sobrecarga da mente e também evita a procrastinação, pois, por meio dele, tem-se conhecimento sobre as tarefas nas quais deve-se concentrar, de modo que facilita a conclusão de cada uma”.
3) Ofereça diferenciais
De acordo com o estudo Anuário do Gestor: CX Trends 2024, 30% dos clientes brasileiros preferem optar por uma marca que ofereça boa experiência, mesmo precisando pagar a mais por isso. Neste cenário, Córdova alerta que para ter os clientes em mãos, é necessário ter um diferencial claro perante a concorrência e proporcionar jornadas excelentes. “Não ter um diferencial determinado, faz com que o negócio seja sempre balizado pelo menor preço e, hoje em dia, com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso se destacar ao ponto de o cliente procurar diretamente a sua loja ou seu site sempre que precisar”, explica o executivo.
4) Saiba onde você está e onde quer chegar
Para finalizar, Córdova ressalta que tão importante quanto saber onde se deseja chegar, é saber onde está. “Todo GPS, para poder calcular uma rota, precisa saber de onde está saindo e para onde vai. Nos negócios, não é diferente e por isso, recomendo a criação de uma linha do tempo, que começa junto com a fundação da empresa, revela os grandes marcos da corporação e as conquistas que a mesma almeja alcançar futuramente, desta forma, o empreendedor consegue manter-se sempre focado e bem direcionado”, comenta.