Fundada em 1990 na cidade de Tupã, no interior de São Paulo, a Água Doce Sabores do Brasil se tornou referência na gastronomia brasileira. Com receitas que levam a essência do País, a marca entrou para o setor de franquias após três anos de sua fundação com o objetivo de levar o DNA interiorano para outras localidades do território nacional. Neste ano, a rede comemora 32 anos e soma 80 unidades em sete estados reafirmando a aposta de proporcionar aos consumidores um cardápio robusto com pratos que servem toda a família e um amplo portfólio de drinques e bebidas, para todos os gostos e diferentes momentos do dia.
Idealizada pelo empreendedor Delfino Golfeto, a rede foi precursora de um conceito de casual dining verdadeiramente brasileiro que valoriza tanto a gastronomia quanto bebidas autênticas nacionais, com destaque para a cachaça. Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. As operações da marca são reconhecidas pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das opções vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, as unidades proporcionam espaços aconchegantes aos clientes, com música ao vivo e muitas vezes com um ambiente exclusivo para as crianças, chamado de Doce Cantinho.
Atualmente, a rede possui três modelos de negócios, o mais recente lançado em 2021 com foco exclusivo no delivery e take away (retirada). Chamado de Água Doce Delivery, o formato foi criado a partir de um novo perfil de consumidor potencializado pela pandemia nos últimos anos. Já o modelo Express visa um público-alvo diferente. Mais enxuta, a operação oferece aos clientes refeições rápidas em porções individuais durante todo o dia. Por fim, a marca possui o modelo Água Doce Máster, que conta com um amplo espaço e proporciona aos visitantes um cardápio maior de receitas e bebidas, além de operar durante a o jantar e happy hour. Com investimentos que variam de R$ 305 mil a R$ 490 mil, a marca oferece para os franqueados versões adequadas para cada perfil de cidade, visando atender os clientes locais com eficiência e qualidade.
“Todo 15 de março vivo uma retrospectiva de toda a história trilhada pela Água Doce. São 32 anos oferecendo para os nossos clientes receitas elaboradas com todo o carinho e dedicação para proporcionar uma experiência única. Esses anos nos mostram o quanto evoluímos como marca, sempre atentos às mudanças do consumidor para trazer o melhor da gastronomia brasileira e novidades tanto em pratos quanto em tecnologias para melhor a vivência dentro das nossas operações. Está no nosso DNA o espírito do interior e queremos levar o sentimento para o máximo de pessoas possíveis”, comenta o fundador e presidente da marca, Delfino Golfeto.
A Água Doce também é responsável pelo Museu da Cachaça, localizado na sede da franqueadora, em Tupã. O local tem mais de 3 mil rótulos, além de contar a história da bebida e o processo de fabricação. A Água Doce foi pioneira na valorização da cachaça ainda nos anos 1990, investindo tanto na variedade de opções da bebida, como no uso em caipirinhas e outros drinques. Entre os reconhecimentos no setor, em 2013, a rede foi eleita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a Melhor Franqueadora do Brasil. Já em 2016, a marca entrou para o “Hall da Fama” da mesma entidade, em um painel em que constam somente as empresas premiadas.
Planos para 2022
Para este ano, a rede espera inaugurar 15 unidades e faturar 35% a mais do que em 2021. Outra aposta da franquia é trazer novidades para seus cardápios, campanhas e inovação em transformação digital para melhorar os processos internos e, consequentemente, o atendimento dos clientes. Atentos às transformações digitais do setor, a marca que já vinha aprimorando alguns processos internos para melhorar o apoio ao cliente, agilizou a evolução tecnológica da rede. Em 2021, iniciou-se a implantação de um call center para uma completa gestão de atendimento, cujos indicadores permitirão a contínua evolução do atendimento dos restaurantes. Além disso, com a ajuda de inteligência artificial, o cliente poderá realizar um autoatendimento e receber informações e novidades de cardápios e serviços da marca por meio dos canais oficiais ou redes sociais.
Já no quesito negócios, para facilitar o planejamento dos franqueados com as constantes mudanças de preços de produtos, regras, horários e restrições devido ao controle de disseminação da covid-19, a franqueadora disponibilizou ferramentas para que cada restaurante consiga personalizar peças de comunicação de acordo com sua necessidade. A implementação de serviços oncloud, solução de arquivamento em nuvem privada, já estava no radar da rede, porém foi acelerada durante a pandemia para promover mais facilidade e praticidade às 80 unidades.
Além das implementações para melhorar o serviço e atendimento tanto ao consumidor quanto ao franqueado, a Água Doce sempre visa trazer lançamentos de receitas para deixar o cardápio mais robusto. Dessa forma, até o final do ano, a marca lançará uma cachaça de fabricação própria em homenagem ao fundador e presidente da marca, Delfino Golfeto. Com produção artesanal, a bebida será envelhecida em tonéis de Grápia e que passará por um criterioso processo de acompanhamento realizado pelo próprio Delfino, que possui mais de 40 anos de experiência no segmento de cachaças e foi um dos responsáveis por trazer o reconhecimento mundial do destilado brasileiro.