Marcelli Tome Oliveira, de 47 anos, era professor de Marketing. Nessa época, também cuidava da fazenda do pai. No entanto, não se sentia completamente realizado. Foi então que conheceu o franchising e se interessou pela rede de óticas Mercadão dos Óculos, tornou-se franqueado e bateu recordes de faturamento: R$ 600 mil em seis meses.
“Eu sempre sonhei em ser empresário. Quando conheci o mundo das franquias, minha perspectiva mudou. No entanto, foi ao adquirir uma unidade da rede de óticas Mercadão dos Óculos que eu soube que havia encontrado o que realmente queria,” lembra.
Pai como espelho
Nascido em Cruzeiro do Sul (AC), Marcelli Tome Oliveira sempre acompanhava seu pai, sua maior referência como empresário, em viagens a trabalho, o que despertou nele o desejo de se tornar um grande empresário também.
Formou-se em Administração e, em 2002, começou a dar aulas de Marketing em uma universidade e a cuidar da fazenda do pai.
Em 2017, Oliveira decidiu investir em seu primeiro negócio: um centro automotivo e autopeças. As coisas fluíram e, após quatro anos, sua esposa também manifestou o desejo de ter um negócio. Foi então que conheceram uma franquia de sapatos femininos e decidiram investir.
Investimento em franquias
“Aquela experiência me fez me apaixonar pelo franchising. Decidi diversificar os investimentos, pesquisei por outras franquias e encontrei a rede de óticas Mercadão dos Óculos”, conta. A primeira unidade foi inaugurada em julho de 2023, em Cruzeiro do Sul.
Naquele mesmo ano, a loja teve um faturamento de R$ 600 mil. Oito meses após a inauguração da primeira unidade, a segunda já estava em funcionamento, na capital Rio Branco.
“Eu me encantei pela rede de ótica Mercadão dos Óculos. O suporte da franquia me incentivou a abrir duas unidades,” conta Oliveira. “Planejo encerrar 2024 com três lojas e um faturamento em torno de R$ 3,6 milhões,” completa.
Modelos de negócios
De acordo com Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos, hoje são três opções de investimentos: o super fit (R$ 150 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital”, explica o executivo da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
Além disso, segundo a ABF, o segmento de Saúde, Beleza & Bem-Estar, do qual a rede de óticas Mercadão dos Óculos faz parte, foi o segundo que mais cresceu em 2023, com um avanço de 17,5%, o que representa um faturamento de R$ 55,6 bilhões.
Prêmios e certificações
Em 2023, a rede de óticas Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.
Como adquirir uma unidade
Para adquirir uma franquia da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.