Veronica Barnase Segovia, de 48 anos, atuou durante 25 anos no mercado de ótica, entre eles, como consultora óptica na empresa Instituto Visão Solidária (IVS), antes mesmo da marca tornar-se franquia. Recentemente, ela virou dona do seu próprio negócio e hoje comanda uma operação da marca. Ela acaba de abrir uma unidade da rede de franquias Instituto Visão Solidária, em Sinop (MT), a primeira operação na cidade.
A nova franqueada divide a gestão da empresa com o esposo e sócio, Christian Jean Segovia, que utiliza a experiência adquirida ao longo de anos em administração e marketing internacional para implementar no novo negócio da família.
Com vasta experiência no mercado óptico, ela largou o antigo emprego após receber o convite do próprio CEO do IVS, Tony Cozendey, para abrir a sua própria unidade franqueada. Suas habilidades dentro da empresa chamaram a atenção do fundador da marca, que viu grande potencial na ex-funcionária para comandar o negócio em Sinop.
“O que mais me chamou atenção para empreender com o IVS é a forma de trabalhar; condição comercial, e acessibilidade das pessoas a uma armação de óculos com qualidade, durabilidade e com preço único”, explica a empreendedora.
Referência no Mato Grosso
Sinop é a quarta maior cidade do estado do Mato Grosso, e tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado, com R$ 6,5 bilhões, segundo levantamento do IBGE. Com uma população estimada, em 2021, em quase 149 mil habitantes, segundo dados do IBGE, há mais de 11 mil empresas em funcionamento no município, tendo entre as principais atividades econômicas desenvolvidas na região a agropecuária, indústria e serviços.
O franchising também tem sido uma boa escolha para quem busca empreender. Segundo os últimos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente ao 3º trimestre de 2022, o estado do Mato Grosso atualmente soma 3.876 unidades franqueadas. Entre os segmentos com maior atuação está o de Serviços e Outros Negócios, com 25,7% de participação, seguido por Saúde, Beleza e Bem Estar, com 14,9%, Moda, 14,9%, e Alimentação – Food Service, com 12,4%.
O mercado de franchising mato-grossense soma 32.597 empregos diretos, além de faturamento acima de R$ 1,121 bilhão, aumento de 13,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Franquia de ótica mato-grossense
Desde 2021 o mercado de óticas vem tendo crescimento surpreendentes na área financeira e de vendas. De acordo com a Abióptica (Associação Brasileira das Indústrias Ópticas), o faturamento do mercado óptico em geral alcançou mais de R$ 21 bilhões em 2021, valor acima de 900% do esperado.
Com um modelo diferenciado e inovador, o Instituto Visão Solidária, que é uma marca que nasceu em Cuiabá, também no Mato Grosso, comercializa armação de óculos de grau com preço fixo de R$ 49,99, e óculos de sol a partir de R$ 79,90. São mais de 2 mil modelos. No ano passado a marca migrou para o franchising e já soma 7 unidades franqueadas e 2 próprias.
É um mix amplo e segmentado em armações receituários exclusivas e de marca própria, tanto masculinas quanto femininas, para adultos e crianças, óculos solares, além de todos os formatos de lentes no mercado, unifocais, bifocais, multifocais, tratamentos antirreflexo e fotossensíveis. Todas as unidades têm laboratório próprio, o que possibilita a entrega dos óculos de grau (armação e lente) em até 1 hora. O investimento no negócio é a partir de R$ 180 mil.
“O município de Sinop está crescendo muito e temos o diferencial de trabalhar com óculos de grau e de sol a preço acessível a todos, e com qualidade, o que vem atraindo olhares para o nosso negócio. A expectativa é um crescimento médio de 25% a cada mês, e alcançar a margem de R$ 200 mil no faturamento com até um ano de operação”, finaliza a franqueada Veronica Barnabe Segovia.