Ex-executiva deixa área corporativa para investir em franquia de viagens

Após 25 anos em multinacionais, Andrea Ribeiro encontrou na Trip In a oportunidade de comandar o seu próprio negócio no turismo

Andrea Ribeiro trabalhou por 25 anos em multinacionais, mas, principalmente devido aos desafios impostos pela forte presença masculina e pelo misoginia no setor, começou a pensar em alçar novos voos. Um dos segmentos que mais a atraía era o turismo, tanto pela paixão por viagens quanto pelo desejo de oferecer soluções às pessoas. Quando conheceu a franquia Trip In, rede que comercializa pacotes de viagens nacionais e internacionais, encontrou a oportunidade que buscava. Em 2025, Andrea se tornará franqueada da Trip In em Itatiba, interior de São Paulo.

“Eu gostava da área corporativa, mas existem algum problemas muito comuns na área, como a misoginia, o etarismo e o assédio moral. Isto me incomodou muito e me empurrou ao empreendedorismo. Me recordo que tive alguns problemas de saúde, principalmente devido à constante pressão masculina e ao preconceito. Além disto, foram 25 anos resolvendo problemas de grandes empresas. No turismo, é um outro tipo de trabalho, no qual auxilio pessoas a realizarem os próprios sonhos. Com a franquia da Trip In, resolvo as duas questões que antes me incomodavam: o machismo, já que agora sou dona da minha empresa, e também a possibilidade de oferecer soluções para pessoas comuns”, comenta Andrea Ribeiro, franqueada da Trip In em Itatiba.

Pertencente ao Grupo VZL – holding que também controla grandes redes, como a Vazoli e a Evolve –, a Trip In é uma rede de franquias de agências de viagens que atua tanto no modelo home based quanto em unidades físicas. O franqueado é responsável pelo atendimento ao cliente e pela oferta dos melhores pacotes de acordo com o perfil de cada viajante. A ideia é que os pacotes sejam totalmente personalizados. Caso o empreendedor não tenha experiência prévia no setor, a rede oferece suporte completo e treinamento para a capacitação.

“Meu objetivo era levar alegria às pessoas. Minha primeira formação foi em turismo e, quando encontrei a Trip In na internet, percebi que era a minha chance de atuar em um setor pelo qual realmente tenho paixão. Espero que muitas pessoas de Itatiba e região possam usufruir de viagens incríveis por meio do meu trabalho.”

O investimento inicial para a franquia da Trip In é a partir de R$ 6.400,00, com faturamento médio mensal a partir de R$ 50 mil e prazo médio de retorno de 6 a 18 meses.