A atual situação econômica em que vive o país tem impulsionado milhares de brasileiros a abrirem o próprio negócio, seja por necessidade ou oportunidade.
Eduardo Figueredo Pedregosa, de 38 anos, teve coragem de abrir mão de um emprego estável de mais de 15 anos em uma instituição financeira para se tornar empreendedor e começar uma nova história, dessa vez na sua área de formação: engenharia agronômica.
No próximo dia 26 de junho (sábado), ele abrirá uma loja física da franquia Aggro Nutrição Inteligente no Campo – rede especializada em suplementação mineral animal e foliar – em Jaguariaíva, interior do Paraná, distante a 237 quilômetros da capital.
Casado e pai de dois filhos, Eduardo decidiu investir no setor de agronegócios devido a formação, aptidão e relacionamento familiar. Em busca do negócio próprio enxergou no franchising o melhor meio para atingir seus objetivos. “O franchising possibilita ganhar tempo para o funcionamento das empresas através de metodologias e produtos já prontos. Busquei por negócios dentro da minha área de formação e após algumas pesquisas em sites encontrei a Aggro, nova no mercado de franquias, porém com uma fábrica com mais de 15 anos no mercado, processo de franqueabilidade bem estruturado e mercado em expansão”, afirma o novo empreendedor.
Para ter um contato mais próximo do produtor rural e um relacionamento constante, Eduardo optou pelo modelo de negócio de loja física, para isso investiu cerca de R$100 mil no novo empreendimento. Com o crescimento do setor do agronegócio ele busca faturar R$60 mil/mês até o final deste ano.
Mercado em ascensão
O agronegócio é responsável por quase 34% do PIB paranaense, gerando empregos e movimentando a economia do estado com a exportação de frangos, suínos, alimentos baseados em proteínas animais, entre muitos outros.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que o Paraná é o segundo maior produtor nacional de carne suína, concentrando cerca de 20% dos abates, e o terceiro maior exportador de origem suína. Especialistas estão otimistas com o crescimento do agronegócio no Paraná.
O franqueado Eduardo enfatiza que o que despertou ainda mais abrir um espaço físico em Jaguariaíva foi por estar muito próximo a uma das cinco maiores bacias leiteiras do mundo. “Há um grande mercado produtor de carne bovina e possuímos relacionamento com criadores de equinos que são referências nacionais”, frisa.
Jaguariaíva possui estimativa populacional de pouco mais de 35 mil habitantes, segundo o IBGE. Localizado na região dos Campos Gerais do estado do Paraná, a cidade tornou-se referência da industrialização rural durante a segunda metade do século XX, devido à proliferação de madeireiras, fábricas de celulose e papel que se estabeleceram no município.
Franquia inovadora
A franquia Aggro foi fundada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e entrou para o franchising em agosto de 2020 com a proposta de oferecer ao mercado um mix completo de soluções para a pecuária: Nutrição Animal, Nutrição Foliar e Projetos Agropecuários.
Atualmente, a rede soma 50 unidades, sendo uma própria na cidade berço da marca, além de ter os produtos exclusivos e produzidos por uma fábrica com mais de 15 anos de mercado levando ao campo desenvolvimento e solução no que tange à nutrição animal.
A rede fabrica uma linha completa de suplementação animal, um mix para diversas espécies: bovinos, ovinos, caprinos, equinos, aves, suínos e cachorros. Na linha de nutrição vegetal, o ácido húmico pode ser utilizado em todas as culturas, isoladamente ou em conjunto com outros fertilizantes com 100% em solubilidade.
Além dos produtos, a Aggro também oferece serviços agropecuários que são desenvolvidos por uma equipe composta por zootecnistas e engenheiros agrônomos e tem como principal objetivo levar tecnologia de grandes propriedades ao médio e pequeno produtor.
Somente no estado do Paraná a rede de franquias conta com 9 operações e espera abrir cerca de 30 novas franquias em 2021 no estado paranaense. Otimistas com o cenário do agronegócio, a rede espera faturamento de R$4 milhões até o final de 2021 com as unidades franqueadas.