Aos 14, a empresária Débora Brandão ajudava a mãe com a venda de bolos caseiros. Embora tivesse o sonho de ter o próprio negócio, Débora começou a trabalhar no telemarketing, tanto no atendimento ao cliente, como também em venda de serviços e em especial na área de cobranças. Hoje, aos 30 anos, a empresária comanda em Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro, a Ótris Soluções Financeiras, uma das maiores franquias de recuperação de créditos do Brasil.
“Minha mãe sempre me incentivou muito a ter meu próprio negócio. Ajudava ela com as vendas dos bolos caseiros e isso me ajudou a ser ainda mais articulada com atendimento ao público. Depois disso entrei no telemarketing e por 16 anos atuei com vendas para terceiros. Precisava virar esse jogo. Queria ser dona do próprio negócio, mas não sabia exatamente por onde começar. Foi aí que descobri o franchising, e por ter um formato muito mais estruturado comecei a me interessar pelo assunto”, explica Débora Brandão, franqueada da unidade da Ótris Soluções Financeiras de Barra Mansa.
Em 2019, Débora decidiu ir a uma feira de franquias para buscar empreendimentos no segmento de estética e moda, já que há alguns anos tentava abrir uma loja de bolsas que não deu certo. Na feira, descobriu a Ótris Soluções Financeiras, rede especializada em recuperação de crédito. A identificação foi imediata.
“Enquanto as outras franquias falavam de coisas que eu não fazia ideia, a Ótris falava de algo que eu entendia: a recuperação de crédito. Trabalhei muitos anos no ramo e sabia atuar na área. Juntou minha vontade de empreender com uma expertise que já tinha”, relembra Débora.
Após conhecer a franquia, com o incentivo da família, a empresária percebeu que não havia nenhuma empresa do segmento na região, mas que muitas companhias demandavam do serviço. Animada, começou os preparativos para o investimento. A microfranquia inaugurou em agosto, em meio a pandemia.
“Apesar, do momento afetar muitos setores, os períodos de crise aumentam a procura por serviços de recuperação de crédito. Sentimos um aumento de 30% na procurar por nossos serviços desde o inicio da quarentena. Pelo fato de encontrarmos também as pessoas endividadas em casa, isso também nos deu um aumento no faturamento da rede como um todo de 20%, se comparado ao mesmo período do ano anterior”, reforça Caio Katayama, fundador da Ótris Soluções Financeiras.
Hoje, Débora tem três funcionários e seis clientes na franquia. Para este ano, a meta é alcançar 30 clientes na carteira. A expectativa é que em 2021 alcance a marca de 100 clientes e aumente a área de prospecção para toda a região de Barra Mansa.