Ex-ajudante de pedreiro tem rede de clínicas de estética e fatura mais de 4 milhões ao ano praticando valores democráticos e acessíveis

Conheça a história inspiradora da nutricionista que hoje é destaque no empreendedorismo feminino

Filha de pedreiro e de mãe analfabeta, a nutricionista Ana Paula Braun cresceu em uma realidade bastante difícil e trabalhou com o pai em muitas obras para economizar dinheiro com ajudante e sobrar um pouco mais para a família.

Depois da gravidez precoce, aos 14 anos, o desejo de buscar algo melhor virou necessidade, mas logo no primeiro emprego engordou 20 quilos em 3 meses. Anos depois, resolveu cursar a faculdade de Nutrição, pela vontade de perder peso de forma saudável e com a mudança de hábitos. “Um dia cruzei o caminho com uma pessoa que estava de mudança para os EUA e me ofereceu a sala onde trabalhava também como nutricionista. Eu não pensei duas vezes, tinha uma maca e uma lupa e eu precisava conseguir dinheiro para pagar o aluguel até me formar, chamei uma esteticista e comecei a vender limpeza de pele e massagem e foi assim que surgiu a clínica Execelência, conta orgulhosa.

Hoje a rede tem 8 unidades, 7 no Espírito Santo e 1 em São Paulo, recém-chegada ao bairro de Moema. Três unidades têm sociedade com franqueadores e o plano de expansão em 2024 está acelerado. “Eu quero tornar a rede ‘Execelência’ uma referência no setor de estética acessível. Quero alcançar todo tipo de público porque sei o impacto que um tratamento estético provoca nas pessoas, estética não é vaidade, é saúde”, diz a especialista.

Sobre a decisão de abrir novas unidades mantendo o padrão e a qualidade da matriz, Ana Paula é enfática: “A partir do momento em que você desapega, quando aprende a delegar e confiar nas pessoas, tudo fica mais fácil porque você entende que elas podem fazer até melhor que você em diversos campos, como no gerenciamento da equipe, motivação, no próprio atendimento, e tudo flui melhor. É claro que é fundamental estar presente no negócio, por isso toda semana eu visito as clínicas, dou feedback, gosto de conversar com as colaboradoras, de trocar experiências, porque são elas que estão ali no dia a dia e é desta forma que vou administrando todas as unidades”.