Eventos virtuais para geração de negócios seguem em alta com segurança e sem risco de contaminação

Estimular a geração de negócios com cautela e a segurança necessária para esse período de pandemia que o Brasil enfrenta tem sido um grande desafio para vários segmentos. Com a economia ainda em estado de stand by aguardando a liberação da quarentena em diversas cidades, o mercado de franquia já está se reinventando e proporcionando uma experiência inovadora para quem quer comprar e vender franquias.

A Feira Virtual de Franquia já é uma realidade entre as marcas franqueadoras e tem proporcionado um excelente networking entre marcas e investidores. Duas edições já aconteceram, uma em São Paulo no dia 08 de julho e outra em Belo Horizonte no dia 22 de julho e foi possível criar conexões valiosas para geração de negócios. “Nossa experiência no franchising mostra que as feiras são fundamentais para apresentarmos os negócios, criarmos conexão e mostrar a credibilidade e estrutura que cada marca pode proporcionar ao franqueado. Para manter esse vínculo de confiança das redes precisamos nos adaptar à nova realidade e com as duas edições que já aconteceram percebemos que isso é possível também virtualmente”, explica Ricardo Branco, diretor executivo da Feira Virtual de Franquia.

Nos dois eventos já realizados, mais de 4 mil pessoas se inscreveram gratuitamente para conhecer os modelos de negócios participantes, a expectativa é que no Rio de Janeiro o número de inscritos chegue a 2 mil futuros empreendedores e 40 marcas participantes.

“Nosso maior objetivos é fazer com que os participantes se conectem, criem um relacionamento, entendam o momento de cada um e que construam uma parceria duradoura. Essa primeira conexão virtual deve ter um reflexo bastante positivo a curto prazo com a retomada gradual da economia”, reforça Branco.

Networking ativo

Para as pessoas que buscam o negócio próprio, essa é uma oportunidade de conhecer os detalhes dos negócios que possuem o seu perfil sem a necessidade de se deslocar para uma feira presencial, ou seja, sem perigo de contaminação e sem qualquer outro tipo de custo. Tudo é feito por meio da internet: primeiro o interessado faz sua inscrição no site da feira, escolhe as marcas (quantas quiser) e os horários das videoconferências que irá participar. Após isso, receberá contato da equipe organizadora para confirmar dados e passará a receber as primeiras informações sobre o negócio desejado. No dia do evento, por meio de um link da plataforma Zoom, será possível tirar todas as dúvidas ao vivo com um consultor de expansão da rede para esclarecer todos os pontos do negócio e dar prosseguimento à negociação.

“Para a Brasil Nutri Shop a Feira Virtual de Franquia tem sido muito importante, pois é uma possibilidade de encontrar leads qualificados mais facilmente para o nosso negócio sem a necessidade de uma feira física. Nosso modelo de franquia já é on-line, então poder fechar novas parcerias e ser encontrado por novas pessoas por meio da internet é algo muito positivo. Uma tendência.”, conta Nylmar Diego Zacharias, proprietário da Brasil Nutri Shop.

Para o gerente de Novos Negócios da Fini, Patrick Ramos, o período de pandemia trouxe possibilidades de aprendizado e oportunidades de negócios. “Com os eventos presenciais paralisados, tivemos a oportunidade de atuar em outros canais de negócios, como a participação virtual. Como franqueadora e líder no segmento de candies no Brasil, nossa participação na Feira Virtual tem sido um momento importante de networking e encontro com empreendedores que estejam interessados em investir no modelo de negócio Fini com operação e gestão simples, experiência de compra e portfólio exclusivos, além dos clássicos da marca comercializados a granel”, afirma Patrick.

Tecnologia que integra

A tecnologia já está totalmente integrada ao dia a dia das empresas e a ferramenta audiovisual passa ser parte fundamental em todas as redes de franquias que adotaram o sistema para desenvolver treinamentos, videoaulas e agora videoconferências para realização de vendas de franquias e consultorias.

Segundo recente pesquisa do Índice de Vídeo Global da Brightcove, no primeiro trimestre de 2020, as visualizações de vídeo entre as empresas aumentaram 91% ano a ano, com dados preliminares de abril e maio mostrando aumentos de quase 80% e 54%, respectivamente.

“Criamos a cultura interna das videoconferências entre a equipe durante a quarentena, com isto, conseguimos sinergia com a equipe mesmo à distância e maior proximidade com franqueados e candidatos, além redução de custos e maior conversão na expansão”, conta Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero, rede de franquia de estética automotiva.

“Em tempos de pandemia, do “Novo Normal”, encontramos na dificuldade, estratégias e ferramentas que nos fizeram sair adiante. Num segmento onde a “tratativa” é algo imprescindível, nos vimos diante de um cenário que, apesar de não ser totalmente novo, não era o mais usual: o distanciamento social. Sendo assim, entendemos que por algum tempo, e talvez, de forma definitiva, nossas reuniões de apresentação de franquias deveriam ser realizadas de maneira remota e, para isso, precisaríamos de tecnologia e infraestrutura adequadas para dar aos nossos candidatos e responsáveis pela expansão de nossa marca, uma experiência nova e produtiva. Mesmo com os receios normais da quebra de paradigma, esta nova metodologia nos possibilitou, além de uma grande flexibilidade de horários, uma grande capacidade de alcance, que nos permitiram obter resultados muito além das nossas expectativas”, explica Carlos Guerberoff, gerente de expansão da Jan-Pro.

“A maneira como as pessoas fazem negócio vem mudando gradativamente e, recentemente, com a chegada do Covid precisamos acelerar o processo. É uma nova realidade que veio para ficar. Cada vez mais vamos nos deslocar menos e conectar mais. Vamos investir em tecnologia e diminuir gastos com viagens corporativas. O mercado virtual está nos proporcionando novos modelos de negócio e a criatividade vai potencializar nossas ações”, salienta o diretor executivo da Feira.

Menor investimento

Para as marcas participantes do evento o investimento é bem menor que em feiras tradicionais, visto que não há necessidade de deslocamento, hotel, alimentação e nem estrutura, tudo é feito a partir do escritório da franqueadora.

A organização da feira é responsável pela captação de interessados em investir para a participação no evento por meio de ações de marketing digital e relacionamento. “Temos um amplo mercado para explorar ainda e o momento mostra que em toda crise surgem grandes oportunidades. Esse é o momento de olhar com atenção para todas as possibilidades”, reforça Branco.

Bônus

Para dar embasamento sobre o mercado de franquias a esses futuros empreendedores, o empresário Henrique Mol, Presidente do Grupo Encontre Sua Franquia, desenvolveu o curso “50 itens que você precisa saber antes de investir em uma franquia” que é ministrado totalmente online e possui um custo de R$ 1.900.

Os participantes dos eventos promovidos pela Feira Virtual de Franquia em qualquer localidade do Brasil prevista no cronograma ganharão um bônus do curso que poderá ser visto por 7 dias.

“Nosso propósito é realmente preparar o interessado em adquirir uma franquia para o mercado. Mostrar os prós e contras para que ele tenha uma decisão assertiva e que o franchising seja um divisor de água na vida dele na aquisição do negócio próprio”, explica Mol.

Para ganhar o curso o participante deve tirar uma foto da sala de videoconferência que está participando e publicar no seu Instagram marcando o @ da franqueadora e da Feira Virtual de Franquia (@feiravirtualdefranquia).

“Estimular as boas prática do franchising é nossa missão proporcionando muita troca de informação, aprendizagem, networking e geração de negócios. Mesmo estando fisicamente separados no momento, as conexões criadas virtualmente estão proporcionando muitas evoluções nos negócios”, saliente Branco.

CALENDÁRIO FVF – FEIRA VIRTUAL DE FRANQUIAS 2020

  • Rio de Janeiro e interior – 13/08
  • São Paulo capital e interior – 27/08
  • Curitiba – 10/09
  • Porto Alegre – 24/09
  • São Paulo capital e interior – 08/10
  • Salvador – 22/10
  • Recife – 12/11
  • Rio de Janeiro – 26/11
  • Brasília – 03/12
  • Vitória – 15/12