A FarMelhor, rede de franquias com mais de 235 unidades em operação distribuídas pelo Brasil, contará com um espaço totalmente personalizado na ABF Franchising Expo, que acontece de 22 a 25 de junho no Expo Center Norte em São Paulo. Será a simulação de uma drogaria, mas com a estrutura e layout de uma loja, onde os visitantes terão a experiência de se sentirem dentro de uma FarMelhor. Quem passar pelo local será recebido por profissionais especializados de cada área da franquia e conhecerá de perto todas as estratégias e vantagens para empreender no negócio. Esta será a primeira participação da FarMelhor na feira da ABF.
“Queremos atrair novos empreendedores que buscam um segmento seguro e promissor, que cresce mesmo em momentos de crise”, afirma Fernando Duarte, supervisor de expansão da FarMelhor. “Devido ao alcance nacional da feira, a FarMelhor pretende levar sua marca para investidores de todas as regiões do Brasil.”
O setor de franquias permanece em ritmo de recuperação, mostram os dados mais recentes divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). As redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre de 2022 frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões. Na comparação com o 1º tri de 2020, quando o faturamento registrado foi de R$ 41,537 bilhões, o avanço foi de 4,4%. Já quanto à receita das franquias no período acumulado de 12 meses, o crescimento foi ainda maior, com uma variação de 13,9% e um faturamento que avançou de R$ 165,530 bilhões para R$ 188,568 bilhões – um patamar equivalente ao período pré-pandemia. Este é o quarto trimestre seguido de alta do setor.
Nesse cenário a FarMelhor inaugurou 33 unidades até maio deste ano e projeta mais 45 inaugurações ainda em 2022. Em 2021, a receita da FarMelhor aumentou 24,9% na comparação com o ano de 2020, enquanto o setor de varejo farmacêutico como um todo cresceu quase 11%, passando de um faturamento de R$ 137,32 bilhões em 2020 para R$ 152,16 bilhões em 2021.
O varejo farmacêutico ficou em evidência nos últimos dois anos, tanto por oferecer produtos de primeira necessidade como pela demanda crescente de produtos relacionados à covid-19. Mas não só. Há uma crescente procura por maior cuidado pessoal e preventivo, o que se reflete na venda de produtos de higiene pessoal, assepsia e dermocosméticos, produtos de maior valor agregado na rotina de higiene e beleza.
A meta de crescimento da rede é de 150 novos contratos de unidades franqueadas em 2022.
O investimento inicial em uma unidade da FarMelhor é a partir de R$ 150 mil para lojas de conversão e de R$ 400 mil para lojas novas. Não é preciso ser farmacêutico para administrar uma FarMelhor, ainda que seja imperativo ter um profissional da área no local. Por meio do modelo de franquia, o franqueado recebe toda a orientação e apoio necessário para escolher o ponto, inaugurar e gerir sua farmácia.