Essencial para nutrição, produtos agropecuários potencializa saúde de animais de médio e grande porte

Reino Rural Saúde no Campo ampara o produtor como uma verdadeira ferramenta de suplementação na produção

Com alto potencial agropecuário, o Brasil hoje exporta produtos como carnes, ovos, leite, couro entre outros para o mundo todo. Esse sucesso se dá pela extensa área de produção animal e também pelo clima, que são favoráveis para a criação de animais.

Existem também fatores fundamentais que ajudam nesse processo de produção acelerada, que é a alimentação desses animais atendendo todas as necessidades nutricionais. Sendo grande aliada dos produtores que buscam melhor desenvolvimento, a nutrição de precisão auxilia não somente na produção de animais como também auxilia na diminuição dos contaminantes no meio ambiente.

De acordo com estudo desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pecuária Sudeste (SP) em 2020, o equilíbrio entre nutrientes na alimentação de vacas em período de lactação, quando ocorre a secagem do leite, é capaz de garantir ganhos de produtividade, assim também como minimiza os impactos ambientais.

“Além de aumentar a produtividade e seguir uma dieta equilibrada, o uso desses produtos é essencial para a saúde desses animais. Na aplicação adequada, você fornece à sua criação os nutrientes necessários para a produção de energia permitindo o melhor funcionamento do organismo dos animais”, elucida Leandro Costa Falco, zootecnista da marca Reino Rural Saúde no Campo.

Perspectivas do mercado

De acordo com o cálculo realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio brasileiro cresceu 4,33% no segundo trimestre de 2021, acumulando alta de 9,81% no primeiro semestre do mesmo ano.

As perspectivas para 2022 para o agronegócio brasileiro devem ser até 5% maiores, de acordo com as projeções da CNA e do Cepea. A safra de grão será recorde caso confirme a estimativa de 289 milhões de toneladas, um volume 14% maior do que 2021.

Já na pecuária, os números são ainda mais expressivos, o gado de corte por exemplo, terá um crescimento do faturamento anual em 22%, a avicultura de corte chegará a 47% e os suínos devem crescer perto de 20%, segundo estimativas.

A pesquisa ainda conta que o produtor também pode ter o benefício da melhora do clima para a produção, pois seus componentes como intensidade luminosa, temperatura do ar, temperatura do solo, umidade do ar, umidade do solo, chuva, intensidade dos ventos entre outros afetam diretamente a agricultura.

Importância do uso de produtos agropecuários

De acordo com o zootecnista da rede Reino Rural, a deficiência desses produtos agropecuários pode levar a distúrbios metabólicos, o que resulta na queda da produtividade e crescimento causando também o desenvolvimento de doenças.

Esses produtos participam de diversas ações no organismo, contribuindo significativamente para a proteção da saúde animal, pois estão envolvidos em diversas reações do metabolismo. Contendo proteínas, carboidratos e lipídeos, esses produtos mantêm o bom funcionamento do sistema de imunidade exercendo importantes funções no sistema de defesa do organismo.

O aumento na suplementação traz efeitos positivos, principalmente quanto à imunidade do animal, o que pode influenciar na saúde e produção desses animais de médio e grande porte. “Nossos produtos visam melhor aproveitamento dos nutrientes pelo organismo do animal, então seu maior efeito é promover a alta digestibilidade dos alimentos para melhor absorção”, explana o profissional sobre o impacto desses produtos no balanço de nutrientes.

Os produtos agropecuários da rede têm por objetivo suplementar a alimentação dos animais e podem ser usados quando há carência de alguma vitamina, mineral, aminoácido, proteína, assim também como em fases críticas na vida do animal. “Nossa função é fazer com que os animais tenham uma maior produtividade e ganho de peso no menor tempo possível, visando também maior lucratividade ao pecuarista”, completa Leandro.

O zootecnista da rede ressalta a importância do uso desses produtos para os animais que consequentemente resulta na redução do custo na produção para o produtor. “Como não são sintetizados pelo organismo, esses nutrientes precisam estar presentes na dieta do animal. Portanto, devem ser fornecidos diariamente aos animais via ração, com os seus níveis definidos de acordo com a fase ou categoria animal. Com o fornecimento adequado desses produtos iremos ter um aumento na produtividade, maior ganho de peso e redução do tempo de abate”, explica o profissional.

Leandro ainda alerta sobre as consequências que a falta de experiência no manejo podem trazer ao produtor. “As formulações inadequadas de ração para alimentação animal, que com baixo nível de conhecimento técnico, seja de exigências nutricionais ou sobre a composição dos ingredientes podem levar a perdas econômicas devido à baixa eficiência de aproveitamento dos alimentos. Além disso, ainda podem causar a baixa eficiência de desempenho dos animais”, orienta o zootecnista.

Essa falta de experiência também pode causar consequência negativa ao meio ambiente, a nutrição inadequada gera aumento da excreção de nitrogênio, fósforo, zinco, cobre, entre outros contaminantes. Leandro ressalta que o aumento destes contaminantes no meio ambiente pode resultar em um grande impacto ambiental.

Oportunidade no setor

Com bom desempenho no ano anterior, registrando o recorde de produção agropecuária no Brasil de acordo com o Ministério da Agricultura, o mercado agropecuário tem perspectiva de um cenário ainda mais favorável para 2022, o que mantém a tendência de melhoria na economia e no comércio brasileiro.

Seguindo essa potência no segmento, em 2021 a marca Reino Rural Saúde no Campo lançou uma nova frente de trabalho por meio da rede de franquias Reino Rural Franchising, especializada em produtos agropecuários de Suplemento Nutricional Animal e fertilizantes, atua como aliado do produtor visando melhor produtividade.

Para quem deseja atuar no segmento com alta performance, a rede tem como proposta o modelo de negócio home office, com investimento inicial a partir de R$45.990 (incluso taxa de franquia, mais capital de giro e instalação do negócio). Além do atrativo de poder adquirir renda sem precisar sair de casa, o faturamento pode chegar a R$ 57.746,36, conforme o desempenho do franqueado. O tempo médio do retorno é rápido, com recuperação do dinheiro investido de 4 a 6 meses.

O papel do franqueado é trabalhar com a divulgação, comercialização e entrega de produtos da marca própria da Reino Rural direcionados para fazendas, sítios, chácaras e produtores de pequeno, médio e grande porte. Para realização das vendas é necessário apenas o uso de computador, internet e telefone, na qual são direcionadas à sua região de atuação pré determinada e exclusiva. Por meio de um sistema exclusivo, a franqueadora é capaz de mapear os produtores da região oferecendo todo suporte para o desempenho eficiente do negócio.