A forma de interagir com as pessoas através das mensagens instantâneas vive em constante mudança, e para acompanhar esse momento, as empresas precisam se transformar rapidamente para engajar seu público, inclusive com presença garantida em vários canais de comunicação para aumentar as vendas.
Dados da Anatel mostraram que no final de 2020 existiam mais de 234 milhões de acessos móveis no Brasil, enquanto que a última estimativa populacional do IBGE revelou que o país conta com 213,3 milhões de habitantes, ou seja, o número de linhas já supera o de habitantes.
Pesquisas revelam ainda que:
· trabalhar com canais de comunicação proporciona aos negócios redução de 85% dos custos em comunicação;
· 98% dos envios de SMS são lidos em até 90 segundos;
· 93% das pessoas que tem internet móvel utiliza o WhatsApp;
· Possibilidade de 15% de aumento nos resultados de vendas nas empresas.
Comunicação inteligente pioneira no Brasil
De acordo com a empresa de consultoria Gartner, até o próximo ano, 70% de todas as interações com os clientes envolverão robôs e mensagens pelo celular. Em 2018 esse índice era de apenas 18%.
“É evidente que qualquer centavo economizado faz a diferença ao final do mês para as empresas. Então dispensar custos desnecessários, investir em soluções tecnológicas e reaproveitar as soluções existentes são ótimas pedidas para o período pós-pandemia”, analisa Anderson Lucila, COO da SmartComm, franquia que busca aproximar empresas e clientes com soluções inteligentes de comunicação.
A marca nasceu em 2006 com a ideia de revolucionar a forma de empresas e clientes se comunicarem. Antigas ações que antes eram feitas em papel, passaram a ganhar mercado na forma digital, trazendo agilidade e colaborando com a sustentabilidade. A empresa passou a proporcionar às pequenas e médias empresas aquilo que somente as grandes corporações tinham acesso: uma comunicação ágil, eficaz e barata através do SMS.
O projeto foi um sucesso para o mercado, e em 2012, foi traçado uma nova estratégia para expandir o negócio e tornar-se a primeira rede de franquias do segmento no Brasil. “Continuamos crescendo no mercado e mesmo com o aumento da concorrência, sempre nos destacamos pela qualidade dos nossos serviços. Nossa história foi se erguendo e muitas pessoas acreditaram no nosso sonho, batalhando e crescendo junto com a franquia SMS Digital”, relembra Lucila.
Com as mudanças tecnológicas e novos serviços de comunicação presente no mercado, a SMS Digital passou por uma transformação. No final de 2020, foi integrada a marca SmartComm, uma nova maneira de atender e oferecer soluções inteligentes de comunicação aos clientes, com um amplo portfólio de soluções tecnológicas, que além do SMS uniu os serviços de WhatsApp, pesquisa de satisfação e robôs.
Serviços diferenciados no mercado
A SmartComm é a primeira e única franquia do segmento de comunicação inteligente no Brasil oferecendo uma venda consultiva, ou seja, contribui auxiliando na construção de estratégias para que o cliente atinja seus objetivos. Atende diversos tipos de segmentos, oferecendo soluções que contribuem para um atendimento diferenciado e que aproxime as empresas de seus clientes.
Conheça os cinco tipos de soluções disponíveis:
· SMS Short Code (corporativo e marketing): É uma solução moderna de envio e recebimento de SMS de forma simples e com total segurança. Leva conteúdos com agilidade e economia, além de entregar a mensagem em mãos, sem intermediários, onde o cliente estiver. O único meio de comunicação com taxa de leitura de até 98%;
· WhatsApp: O aplicativo de comunicação mais popular no Brasil já está nas mãos de 93% dos brasileiros que possuem um smartphone com acesso à internet. As campanhas auxiliam as empresas a automatizarem seus processos de comunicação com scripts de conversas pré-definidos sem burocracia e baixo custo. É disponibilizado através de três formas de envio – operacional com o envio de scripts destinado a assuntos operacionais e informativos; Marketing – envios de imagens, vídeos, áudios, localizações e contatos; Catálogos – envios de arquivos de PDF ou outros formatos compatíveis;
· Chatbot: É um programa de computador desenvolvido para realizar conversas com humanos. Para isso, ele utiliza Inteligência Artificial para encontrar respostas e executar tarefas simples, de forma automatizada. Os chatbots surgiram a partir da necessidade de estreitar relacionamentos com o consumidor, e permitir uma comunicação imediata a qualquer hora. Os robôs auxiliam as empresas a aumentar a capacidade de atendimento, otimizar o tempo de respostas, agilizar os processos, reduzir o custo com contratações e telefonia e melhorar a experiência e satisfação dos clientes. Nesse caso, é disponibilizados os seguintes projetos: Business – automatização do atendimento com robôs inteligentes que migram para o atendimento humano quando há necessidade de ações estratégicas ou que dependam da intervenção humana; Business Talk – atendimento automatizado, onde o próprio bot direciona o atendimento conforme as escolhas do usuário, ou seja, cada opção selecionada pelo cliente irá indicar o rumo da conversa de forma totalmente interativa, com respostas simples e objetivas;
· Pesquisas de satisfação: Permitem coletar informações que possibilite desenvolver estratégias para a tomada de decisão. Esta solução é importante para as empresas que buscam conhecer a opinião dos seus clientes e com isso corrigir falhas e melhorar a experiência de seus clientes. As pesquisas são geralmente curtas, o que possibilita receber taxas de respostas mais altas do que outras pesquisas de mercado;
· Integrações/API: Proporciona aos clientes a possibilidade de ter seus comunicados, ações de marketing e muito mais com automação de envios integrado ao sistema das empresas. A plataforma é intuitiva e está integrada com os melhores softwares do mercado. Nesse caso, é disponibilizado o manual de integração para as equipes técnicas e assim que forem realizados os procedimentos descritos, o sistema fará os envios necessários de forma automática e simples.
Modelo de negócio
A SmartComm trabalha com dois modelos de negócios: home office e franqueado desenvolvedor de área (FDA).
No primeiro caso, a equipe é formada apenas pelo franqueado, responsável por exercer as funções comerciais e administrativas, além de fazer atendimento, solicitações de créditos, prospecções, entre outros. Esse tipo de franquia pode ser implantado em cidades de qualquer porte e não necessita de um escritório físico para o seu funcionamento, somente de um smartphone, um computador e acesso à internet. Nesse formato home office é solicitado investimento em taxa de franquia de R$9.999. O faturamento pode chegar a R$ 190 mil por ano, com retorno do investimento previsto em até 10 meses.
Na modalidade Franqueado Desenvolvedor de Área (FDA) é possível comercializar novas franquias e desenvolve-las com o intuito de atingir as metas propostas pela franqueadora, tendo como responsabilidades treinar e acompanhar o desempenho dos franqueados da região escolhida para atuar. O comissionamento é diferenciado, pois ocorre na venda de unidade e sob o resultado das franquias pelo qual é responsável. Para esse modelo é necessário investimento de R$49.999, podendo variar dependendo do estado de atuação. O faturamento pode chegar a R$ 486 mil por ano, com retorno do investimento previsto em até 10 meses.
O Capital de Giro é indicado nas duas modalidades, a partir de R$ 5.000, porém não é um custo exigido pela franqueadora.
“O setor está em alta, pois oferecemos os serviços que hoje todas as empresas precisam para se comunicar e inovar. Se antes não eram vistos como essenciais, hoje com certeza são. Como se trata de uma franquia de baixo custo e retorno rápido, as chances de comercialização são excelentes”, diz o COO da SmartComm.
Perfil do franqueado
Para quem busca empreender nesse segmento é necessário ter características como fácil comunicação oral e raciocínio lógico; bom relacionamento comercial; familiaridade com tecnologia (e-mail, WhatsApp, mídias digitais); e ter mentalidade ownership, ou seja, postura de pensar como dono e colocar a mão na massa.
Lucila explica que o papel do franqueado é comercializar os serviços que fazem parte do portfólio da empresa, além de acompanhar o pós-venda com o intuito de fidelizar o cliente final e garantir a qualidade do atendimento. Também é necessário que o empreendedor esteja próximo ao cliente, fazendo vendas consultivas para que os objetivos sejam alcançados, apresente o funcionamento da plataforma e ofereça suporte para condução dos serviços.
Expansão em ritmo quente
Atualmente, a SmartComm conta com 36 unidades franqueadas e uma própria, distribuídas em nove estados brasileiros (Pará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
A rede projeta encerrar este ano com 50 operações e faturamento de R$ 2 milhões. Para 2022, os planos são ainda mais audaciosos já que busca alcançar 300 unidades e conquistar faturamento de R$ 15 milhões.