A Espaçolaser (B3: ESPA3 – MPM Corpóreos S.A.), rede de franquias de depilação a laser, anunciou os resultados financeiros do quarto trimestre e do ano de 2023. O desempenho positivo marcou um período de expansão e transformações estratégicas que levaram a recordes de receita, system-wide sales e melhora expressiva das margens da companhia.
A companhia fortaleceu o funil de vendas com foco na aquisição e fidelização de clientes, que garantiu o crescimento das vendas e refletiu no crescimento anual de 7% no system-wide sales, encerrando o ano de 2023 em R$ 1,6 bilhão e batendo novo recorde trimestral de R$ 500,5 milhões no 4T23. A receita líquida de R$ 268,5 milhões no trimestre também foi recorde, somando R$ 1 bilhão no consolidado anual com ganhos de 8% na comparação com 2022.
O crescimento das vendas veio acompanhado pela implementação de iniciativas de ganho de eficiência nos custos e despesas, contribuindo positivamente para a alavancagem operacional. O EBITDA ajustado (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização) totalizou R$ 43,9 milhões no último trimestre, alcançando R$213,1 milhões no ano, crescimento de 39% ante 2022.
As iniciativas consistentes de otimização da operação e melhoria de todos os indicadores de desempenho financeiro contribuíram para reversão do resultado líquido negativo em 2022 para lucro líquido de R$ 6,6 milhões em 2023, além de elevar em 5,7 p.p. a margem líquida da Espaçolaser. A geração de caixa operacional no ano totalizou R$ 197,2 milhões, com crescimento de 73,2%, com conversão de EBITDA em caixa de 92,5%.
Recentemente, em fevereiro de 2024, a companhia anunciou sua terceira emissão de debêntures, no valor total de R$ 733 milhões. Com isso, a Espaçolaser alongou o prazo médio da dívida de 1,5 anos para 3,7 anos, adequando a estrutura de capital à sua geração de caixa e possibilitando que a empresa volte a investir em tecnologia, digital e na infraestrutura de suas lojas.
Em termos operacionais, a Espaçolaser continua sua trajetória de expansão e encerrou o ano com 789 lojas no Brasil, com a abertura de 8 novas lojas no trimestre. Já nas operações internacionais encerra o trimestre com 57 lojas na América Latina, crescimento de 23,9% na comparação anual. Considerando todas as operações, a empresa fecha o ano com 850 lojas, com a abertura de 43 lojas no período.
No último trimestre de 2023, encerrou com 22 unidades na Argentina, alcançando vendas de R$17,8 milhões e realizando 87,1 mil procedimentos. Na Colômbia, onde iniciou operações em 2020, as 9 lojas próprias registraram vendas trimestrais de R$1,6 milhão e a companhia estabeleceu uma parceria estratégica com a F3L. No Chile, iniciou suas operações em 2021, encerrando o trimestre com 25 lojas, vendas de R$ 8,8 milhões e um aumento significativo nos procedimentos realizados, totalizando 98,9 mil.
Outro ponto de destaque da Espaçolaser em 2023 é que a companhia encerrou o ano mais uma vez como referência em qualidade no atendimento, com um NPS de 87 pontos e com nota de 8,7 (Ótimo) do Reclame Aqui, em dezembro, com certificado RA1000. Adicionalmente, ao longo do ano foram reconhecidos em iniciativas ESG, incluindo a renovação da Certificação Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo, inclusão no ranking GPTW saúde e receberam diversas certificações relacionadas à inclusão e diversidade, além da entrada no IDIVERSA da B3.
Fato Relevante sobre a eleição da Sra. Magali Leite, atual Diretora Financeira e de Relações com Investidores, como nova Diretora Presidente da Companhia, em função da renúncia do Sr. Paulo Camargo ao cargo de Diretor Presidente da Companhia.