Espaçolaser lança programa interno contra a violência doméstica

No dia em que a Lei Maria da Penha completa 13 anos de sanção, a empresa anuncia iniciativa Mel Acolhe, que busca tornar o ambiente de trabalho mais seguro para as mais de 5.000 colaboradoras

De acordo com a (ONU) Organização das Nações Unidas, 7 em cada 10 mulheres já passaram por algum tipo de violência na vida. Essa triste realidade deu ao Brasil o 5º lugar no ranking de violência contra a mulher. Com um quadro de colaboradores composto por mais de 96% de segmento feminino, a Espaçolaser, empresa líder em depilação a laser no Brasil e no mundo, lança hoje o programa de acolhimento interno Mel Acolhe.

Segundo Paulo Morais e Ygor Moura, CEOs da empresa, essa iniciativa busca o empoderamento das colaboradoras e explicam: “Queremos criar uma rede de apoio anônima e segura, pela qual as mulheres se sintam acolhidas e amparadas em momentos difíceis e delicados, como nas situações de violência doméstica.” afirma Paulo. “Já recebemos atestados médicos que não condiziam com a situação real da pessoa envolvida e acreditamos em uma atuação mais protagonista como empresa para ajudar e apoiar as mulheres que estejam nessas condições” menciona Ygor.

Idealizado em parceria com a ONG Bem Querer Mulher, criadora do Programa Justiceiras, o Mel Acolhe é destinado para as mais de 5.000 colaboradoras diretas da Espaçolaser, que poderão de forma anônima, solicitar orientação médica, jurídica e social em casos de violência doméstica.

O lançamento do programa acontece exatamente no dia em que a sanção da Lei Maria da Penha (lei 11.340/06) completa 13 anos e contará com iniciativas internas de conscientização durante todo o mês de agosto que vão desde rodas de conversas virtuais até palestras com a Promotora de Justiça, Dra. Gabriela Manssur (@justiceirasoficial) e as advogadas Dra. Janaina Martins (Escritório Experimental de Atendimento à Mulher Vítima da Violência da OAB Butantã) e Dra. Anne Carolline Willians (Instituto Nelson Willians).

“A criação do Mel Acolhe também faz parte do nosso compromisso em promover um ambiente justo e seguro para todas as nossas colaboradoras, estabelecidos pelos Princípios de Empoderamento das Mulheres (ou Women’s Empowerment Principles – WEPs), dos quais somos signatários”´, afirma Raissa Veiga, coordenadora de recursos humanos da Espaçolaser.

Em 2020, a Espaçolaser foi eleita pela consultoria Great Place To Work como um dos melhores locais de trabalho para a mulher. Neste ano, a empresa também foi reconhecida pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, na categoria de sustentabilidade, referente ao programa de Gestantes Espaçolaser, que visa resguardar e acompanhar a colaboradora durante todas as fases da gravidez, desde à descoberta da gestação até o pós-parto e retorno ao trabalho.