A MPM Corpóreos S.A. (B3: ESPA3) – “Espaçolaser” ou “Companhia” – divulgou hoje (15/05) os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2023 (1T23). A empresa registrou R$ 407,2 milhões de vendas totais da rede (system-wide sales) no período, um aumento de 22,7%, com vendas recordes em todos os meses do trimestre, impulsionadas pelo crescimento de 18,8% no indicador de vendas nas mesmas lojas (same-store sales), solidificando o turnaround em curso desde meados de 2022.
No período, houve também uma elevação expressiva no número de clientes nas unidades, medido pelo indicador de same-store tickets, que expandiu 36,5%. Os resultados são reflexo do sucesso de estratégias comerciais e de captação e fidelização de clientes, com elevados níveis de satisfação – NPS de 87,0 no 1T23.
A Companhia conseguiu manter uma geração de caixa operacional saudável, que totalizou R$34,6 milhões no 1T23, representando 53,8% do EBITDA do período. A Espaçolaser ainda encerrou o 1º trimestre de 2023 com 764 lojas, alta de 1,9% em comparação ao primeiro trimestre de 2022, dando continuidade ao processo de otimização da rede de lojas e priorizando a expansão via franquias. Foram abertas 10 novas franquias no período, em 10 novas cidades, espalhadas por quase todas as regiões do Brasil. Na esfera internacional, realizou a abertura de sete novas unidades, encerrando o trimestre com 53 lojas.
“O turnaround já começou, com nossas mudanças e iniciativas refletidas agora também nos resultados, beneficiados por dois trimestres de fortes vendas e seguindo a dinâmica de reconhecimento de receita. Tudo isso graças ao trabalho incansável da nossa equipe e de uma estratégia sólida e bem definida. Permanecemos focados na aquisição e fidelização de clientes, firmes na eficientização de processos, e em avançarmos nas agendas de segmentação e jornada do cliente, para aprimorar sua experiência e aumentar a otimização e produtividade nas unidades. Reafirmamos nosso compromisso de seguir desenvolvendo o mercado de depilação a laser para transformar vidas, promover o bem-estar, consolidar nossa liderança e fortalecer nossa posição no setor”, afirma Paulo Camargo, CEO da Espaçolaser.
Resultados Financeiros
A Espaçolaser apresentou uma receita líquida de R$267,4 milhões no 1T23, subindo 15,4% na comparação anual. O lucro bruto foi de R$118,8 milhões no trimestre, com uma margem bruta de 44,4%, com ganho de margem na comparação anual e na direção dos patamares históricos de rentabilidade.
O EBITDA Ajustado somou R$64,4 milhões, aumento de 21,3%, com margem de 24,1%, crescimento de 1,2 p.p. frente ao 1T22. Esse resultado também foi beneficiado pelas iniciativas de eficiência incorporadas no trimestre e a busca pelo aumento de produtividade. Por fim, a Companhia registrou um lucro líquido de R$10,9 milhões, com ganho de margem líquida na comparação anual.
As despesas operacionais somaram R$57,2 milhões no 1T23, o que equivale a 21,4% da receita líquida do período, melhora de 0,6 p.p. em relação ao ano anterior, seguindo as iniciativas de buscar maior eficiência no backoffice, especialmente com a conclusão do processo de consolidação societária. Esta eficiência foi parcialmente consumida pelo aumento nas despesas de marketing, seguindo a decisão de fortalecer sua marca e liderança, com destaque para o lançamento da nova campanha comercial em 6 de fevereiro de 2023, contando com Juliana Paes, Jade Picon e Gabriel Medina para engajar públicos diversos.
Ao final do 1T23, a Companhia possuía uma dívida líquida de R$631,8 milhões, redução de R$38,2 milhões na comparação anual, como reflexo da entrada dos recursos do aumento de capital no 4T22, que totalizou R$225 milhões. Isso levou a um nível de alavancagem de 3,2x no 1T23, patamar abaixo dos covenants da 2ª emissão de debêntures de 3,5x. Por fim, cabe destacar que 80% dos vencimentos estão alocados no longo prazo.