Equipes de futebol investem em outros negócios para divulgar suas marcas

Publicado em 08/12/2014 por Bruna Santos de Souza

Grêmio e Coritiba buscam expandir suas marcas através de Escola e de restaurante.

Eles poderiam ter optado por abrir lojas de artigos esportivos voltados para os torcedores, mas eles preferiram investir em outros tipos de negócios para divulgar as marcas de seus times e aumentar o faturamento. Coritiba, do Paraná, investiu em 2009 na estandardização de suas escolas de futebol e criou a Escola Coxa, sendo que em 2012 transformou a marca em rede de franchising. Já o Grêmio, do Rio Grande do Sul, investiu no ramo da alimentação rápida (fast-food) e em setembro deste ano inaugurou a Hamburgueria 1903. 


Guilherme Ribas, coordenador da Escola Coxa, explicou que inicialmente o clube buscou, através do projeto Escola, normatizar as escolas de futebol ligadas ao Coritiba. “Neste início de projeto, começamos a trabalhar no formato de licenciamento e buscamos uma padronização de todas as unidades no âmbito visual, logomarca do projeto, placas, banners, linha de uniformes para alunos e professores. Com isso estabelecemos os objetivos do projeto Escola Coxa, sendo o seu principal a formação do cidadão através da pratica do futebol”, disse Ribas. A opção de transformar a marca em franquias veio após três anos, quando a abertura de novas unidades era crescente. 


Beto Carvalho, diretor executivo de marketing do Grêmio, falou que antes da abertura da Hamburgueria 1903, realizou-se um estudo no mercadológico que teve como resultado a similaridade entre o público torcedor com o consumidor de fast-food. “O sucesso absoluto que temos desde a abertura da primeira loja comprova o que tínhamos, cientificamente, analisado anteriormente”, externou. 


Guilherme relatou que a escolha de transformar a marca em franquia  aconteceu porque isso traz muitas vantagens ao clube. “Pelo fato do futebol ser o esporte mais praticado no Brasil e por ser uma paixão nacional. A vantagem para o Coritiba F.C é a divulgação da marca, conquista de novos torcedores, aumento do quadro associativo e a possibilidade de uma gama maior de atletas a serem observados e avaliados por nossa categoria de base”, salientou o coordenador.


Beto ressaltou que no caso da Hamburgueria 1903, entrar no ramo das franquias tem benefícios múltiplos. “Mas a principal delas, penso, ser o fato do negócio já começar com marca forte com um apelo emocional capaz de atrair 8 milhões consumidores fãs e simpatizantes”, narrou. 


Atualmente a Escola Coxa possuí 35 unidades no Paraná, cinco em São Paulo, duas em Santa Catarina, duas no Rio de Janeiro, duas no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e uma unidade no Havaí.  Além destas, o Coritiba conta com um instituto próprio em Foz do Iguaçu, no Paraná, sendo esta a escola piloto. “Nossa meta e chegar a 50 unidades em 2015, por isso estamos nos preparando para um ano de maiores investimentos na área de mídia e propaganda, buscando atingir mais alunos em nossas unidades, bem como novos franqueados para a rede”, frisou Guilherme. 


Já a Hamburgueria 1903 conta com uma loja e em breve serão inaugurados outras na capital gaúcha. Carvalho destacou que o Grêmio está estudando projetos de franquias e em breve novos restaurantes serão lançados. 


Ribas enfatizou que a meta da rede Escola Coxa não é trazer rendimento ao Coriiba. “Nosso foco não é o retorno financeiro e sim ter unidades estruturadas que possam divulgar a marca e o projeto Escola Coxa de forma adequada, tanto que cobramos um valor de royalty mensal fixo, independente de quantidade de alunos, valor este inferior a 1 salário mínimo, o que cria condições das unidades ter uma boa receita e desta maneira se estruturar e apresentar um serviço de qualidade a alunos e demais pessoas envolvidas no projeto”, acentuou. 


Os sócios-torcedores do Coritiba e do Grêmio ganham alguns adicionais pelos serviços. No caso da Escola Coxa os sócios ou filhos destes tem desconto de 10% nas mensalidades em todas as unidades. Guilherme explicou que essa é uma maneira de incentivar os sócios a fazerem parte das Escolas e para que os alunos atendidos se tornem sócios do Coritiba. Na Hamburgueria 1903 os percentuais de desconto são variáveis, dependem do produto e tem uma média de 5% a 10%, para os sócios-torcedores. 


Os interessados nas franquias Escola Coxa ou Hamburgueria 1903 podem entrar em contato com as administrações dos clubes e pedir maiores informações. Podem ser pelos sites: 


Escola Coxa:  http://www.escolacoxa.com.br/franquia/


Hamburgueria 1903: http://www.h1903.com.br/franquias/


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