Foi navegando em um portal de notícias que a engenheira civil, Renata Cavalcanti, conheceu a Arena Baby. Inspirada nas famosas Garage Sale, a marca é uma adaptação do modelo tendo como público-alvo bebês e crianças. O formato de compra na Arena Baby é simples: os clientes levam produtos que não são mais utilizados por seus filhos ou parentes e geram créditos para compra de outros produtos novos ou seminovos da loja. Também há opção de receber em dinheiro pelos produtos trocados com a loja.
“Achei a ideia muito interessante e resolvi entrar em contato com a franqueadora para conhecer melhor o projeto e percebi que era algo inovador e com grande potencial”, comenta. Renata se tornou a primeira franqueada da rede que foi criada em Santo André, São Paulo. Na época, a Arena Baby contava com 3 lojas próprias e estava iniciando seu processo de expansão.
O início foi conturbado, pois Renata não possuía muitas informações como funcionava um negócio. “Foi difícil conseguir algumas informações sobre como gerir um negócio próprio, persisti e estudei bastante para entender como manter a empresa funcionando e enfrentar os desafios. Ter o auxílio da franqueadora é crucial. Com a Arena esse relacionamento é muito próximo, os considero grandes parceiros”, afirma.
Sua loja, localizada em Jatiuca – Maceió, está aberta há dois anos e oito meses e nesse período obteve um crescimento de 109% no faturamento. “Comercializamos entre 150 e 200 peças e nosso faturamento gira em torno de R$40 mil mensais. Desde nossa inauguração, minhas expectativas estão sendo superadas”, comenta.
Durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, a empresária conta que renegociou com os fornecedores e utilizou as opções ofertadas pelo governo. “Além disso, contamos com bastante auxilio da franqueadora que foi uma grande parceira nesse período, com descontos e ações de marketing. Conseguimos reabrir como nosso quadro de funcionários completos e bastante confiantes com a retomada das atividades”.
A meta de Renata nesse momento é aumentar o faturamento em torno de 25% e se tudo ocorrer como esperado, ela não descarta a possibilidade de adquirir mais uma unidade. Como dica para quem deseja empreender, ela diz que a melhor opção é pesquisar bastante antes. “Há uma infinidade de opções no mercado e com certeza é possível achar algo que haja identificação, dessa forma fica mais fácil e a possibilidade de sucesso é maior”, finaliza.
Hoje, a Arena conta com 18 unidades (14 em operação e 4 em implantação) e um faturamento de R$ 6,6 milhões anual. A expectativa é que em cinco anos a rede já possua 347 lojas espalhadas pelo país.