A Energy Brasil, franqueadora de energia solar, marca presença na ABF Franchising Expo 2023, a maior feira de franquias do mundo, que acontece de 28 de junho a 1 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo. A empresa traz à feira o seu primeiro lançamento, o kit fotovoltaico Energy Brasil by BYD, fruto da parceria com a gigante chinesa.
A novidade é uma solução completa e integrada para geração de energia solar residencial ou comercial, fabricada pela única empresa que produz todos os componentes do kit: a BYD. No estande, os visitantes vão conhecer de perto o lançamento e também um carro elétrico da BYD. Para quem se tornar um franqueado durante o evento, a empresa vai oferecer uma condição especial: royalties zero na venda dos kits, frete grátis na entrega dos mesmos, além de monitoramento gratuito de fatura de energia por um ano.
O mercado de franquias brasileiro também mostrou sinais de crescimento e consolidação em 2022. O faturamento das redes no país ultrapassou R$211 bilhões, um aumento de 14,3% em relação a 2021 e acima dos 12% projetados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O setor teve oito trimestres consecutivos de crescimento ininterrupto desde o pico da pandemia. Em comparação a 2019, o crescimento do setor foi de 13,2%, com receita totalizando R$186 bilhões naquele ano.
A energia solar no Brasil vem apresentando um crescimento expressivo nos últimos anos, tanto em potência instalada quanto em número de sistemas fotovoltaicos. Segundo estimativas da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) , a fonte solar fotovoltaica deve crescer 10 gigawatts (GW) em 2023, ou 42,4% ante a potência solar estimada para o fechamento de 2022, alcançando mais de 34 GW.
Desse total, 21,6 GW serão provenientes de pequenos e médios sistemas solares instalados pelos consumidores nas residências, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos, enquanto 12,4 GW estarão concentrados nas grandes usinas solares. A fonte renovável deverá gerar mais de 300 mil novos empregos e atrair mais de 50 bilhões de reais em investimentos no setor. A energia solar já representa a segunda maior fonte energética do país.
Segundo Túlio Fonseca, CEO da Energy Brasil, a participação na ABF Expo 2023 é uma oportunidade de divulgar a marca e atrair novos investidores. “Estamos muito animados em estar na maior feira de franquias do mundo e apresentar o nosso lançamento, que é fruto de uma parceria estratégica com a BYD. Queremos mostrar que a energia solar é a maior tendência do mercado e que a Energy Brasil é a melhor opção para quem quer entrar nesse segmento de franquias”, afirma.
Marcelo Macri, diretor de expansão da Energy Brasil, destaca que a empresa tem um planejamento ambicioso para os próximos anos. “Já comercializamos mais de 500 unidades e queremos seguir com o nosso plano de expansão. Para isso, a participação na feira será fundamental”, diz.
O estande da Energy Brasil na ABF Franchising Expo 2023 fica no pavilhão branco, número I161. A feira reúne mais de 400 marcas expositoras dos mais diversos segmentos do franchising e espera receber mais de 65 mil visitantes.