Energy Brasil cresce e comercializa 100 franquias no 1º semestre

Rede é a maior do país no segmento, com mais de 400 unidades; com novo modelo container, meta é chegar a 600 até o fim deste ano

Com o propósito de popularizar a energia solar e promover a liberdade energética na vida das pessoas, a Energy Brasil, maior rede de energia solar do país, anuncia a comercialização de 100 franquias no primeiro semestre. Atualmente, a marca conta com mais de 400 franquias, que vendem, instalam e fazem a manutenção de painéis fotovoltaicos para residência, comércio e propriedade rural.

“Nossa meta é alcançar 600 unidades ainda neste ano, e tornar a energia solar mais ‘visível’ para a população”, comenta Túlio Fonseca, sócio-fundador da Energy Brasil. Para isso, uma das estratégias da rede é focar no lançamento do modelo container.

“O container tem um tamanho padrão, por volta de uns 15 metros quadrados. Tem a mesma funcionalidade dos outros modelos de negócio, mas em um formato miniloja”, explica Marcelo Macri, sócio-diretor da Energy Brasil.

A franquia pode ser instalada em grandes centros urbanos, como em postos de gasolina, estacionamento de supermercados e próximo de condomínios. “O modelo container também traz um conceito de sustentabilidade. Ele é autossuficiente de energia, tem carregador veicular, calibradores para bicicleta”. A franquia pode ser instalada em cidades a partir de 30 mil habitantes e o investimento inicial é a partir de 99 mil.

Case de sucesso

Uma das franqueadas de destaque da rede é Morgana Rohden. No ano passado, ela descobriu que estava grávida de um menino e que precisaria ajudar no orçamento familiar. Foi assim que Morgana se tornou franqueada da Energy Brasil na cidade de Braço Norte, interior de Santa Catarina. “Ser mãe é maravilhoso, mas não é a única coisa que eu posso ser como mulher”, conta.

Com o apoio do marido, Morgana percebeu que, em plena pandemia, a única maneira de fazer o negócio dar certo era se tornar uma especialista no segmento. E foi atrás de estudo e informações. “Era também a hora de voltar ao mercado. Decidi batalhar por meus sonhos, pensando em ter, também, um objetivo profissional”, relata.

Com as restrições para a abertura de comércios devido à pandemia, Morgana teve que começar a empreender de casa. Mesmo assim, com muita dedicação e empenho, ela conseguiu se superar. Hoje, cerca de um ano após o início dos trabalhos, sua franquia faturou mais de R$ 1 milhão entre kits de instalação de energia solar e mão de obra.

Mercado em alta

O crescimento da Energy Brasil acompanhou o do setor. No ano passado, a rede conquistou 200 novas franquias em plena pandemia. “Isso só mostra o quanto esse mercado tem para crescer nos próximos”, ressalta Fonseca.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), hoje o país ocupa a 9ª colocação no ranking mundial de fonte solar fotovoltaica. No levantamento anterior, o Brasil era o 12º, um salto de três posições em pouco mais de um ano. China, Estados Unidos e Vietnã são os três primeiros.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam alta no faturamento do segmento Casa e Construção no último ano. Aliás, foi o que mais cresceu: 12,8%, um montante equivalente a R$ 12,4 bilhões.

Atualmente, a Energy Brasil oferece três modelos de franquia. O Store, em que o investidor possui uma estrutura física padronizada e a identidade visual da marca em uma loja exclusiva da Energy Brasil; o modelo Smart Office, que pode ser montado em uma sala comercial; e o container.

Para adquirir uma franquia da Energy Brasil, o investimento é a partir de 30 mil. O prazo de retorno estipulado é entre 6 e 12 meses, dependendo do modelo escolhido.