Encontre Sua Viagem aposta em tecnologia para transformar o setor de turismo

Rede de agência de viagens investe em inteligência artificial, marketing digital e suporte personalizado para aprimorar a experiência dos franqueados e consumidores

Em um ramo cada vez mais competitivo e digital, a franquia Encontre Sua Viagem, rede de agências de viagens, tem investido em tecnologia para ampliar seus diferenciais no setor de turismo. Com foco em transformação digital, a marca implementou soluções com Inteligência Artificial (IA) para melhorar o atendimento, personalizar o suporte aos franqueados e tornar a experiência final do cliente, tornando-a mais fluída e eficiente.

A implementação da IA na franqueadora tem sido feita de forma estruturada há cerca de um ano. A tecnologia foi integrada inicialmente ao suporte e a área de expansão, mas seu uso tem sido ampliado continuamente. De acordo com a CEO da Encontre Sua Viagem, Joelma Lima, o objetivo é claro: utilizar a inovação de forma estratégica para escalar a operação sem perder a qualidade do atendimento.

“A IA se tornou um diferencial! São poucas as redes de franquias que utilizam essa tecnologia com propósito. Ao aplicar a IA para resolver os problemas reais da operação, conseguimos entregar mais valor e estar mais próximos dos franqueados, mesmo com desafios”, diz a empresária.

Inteligência com foco em resultados

O uso da IA na Encontre Sua Viagem parte de um princípio central no setor: a transferência de conhecimento. Como o modelo de negócio é replicado em diferentes regiões, e por diversos perfis diferentes, a padronização e agilidade no suporte são necessários para o sucesso das unidades.

Atualmente, a inteligência artificial é usada para adquirir leads, oferecendo um atendimento inicial automatizado, mas com um toque humanizado. A tecnologia analisa perfis e o momento de cada possível investidor, direcionando os mais alinhados com os valores da marca para a área de expansão.

Além disso, esse tipo de tecnologia apoia os franqueados com respostas personalizadas, conhecimento sob demanda e conteúdos educativos adaptados aos desafios de cada unidade. Essa inteligência permite uma atuação mais proativa da franqueadora, mesmo diante de uma rede em constante crescimento.

“Nosso compromisso é com a excelência no suporte. A IA nos ajudou a melhorar esse apoio, oferecer melhores orientações e, principalmente, atuar com mais agilidade diante das necessidades de cada franqueado”, afirma a CEO.

Redes sociais como pilar da expansão

A tecnologia também tem se tornado fundamental para impulsionar a presença da marca nas redes sociais e aumentar a estratégia de marketing digital. A Encontre Sua Viagem investe na produção de conteúdo com apoio da IA, o que otimiza a comunicação com o público-alvo e fortalece o posicionamento da marca.

Redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok, assim como outras plataformas de anúncios pagos, se tornaram grandes aliados para a captação de novos clientes e potenciais franqueados. Com uma abordagem orientada por dados, a franqueadora utiliza IA para analisar o comportamento dos leads, melhorar campanhas e gerar resultados expressivos.

“A presença digital da marca se tornou necessária. Hoje, estar nas redes sociais de forma estratégica é essencial para gerar visibilidade, autoridade e conversão. Usamos a inteligência artificial para nos ajudar a entender o que dá certo, como podemos otimizar campanhas e onde focar nossos esforços”, destaca Lima.

Visão de futuro com ganhos possíveis

Mesmo não sendo números públicos consolidados, a franqueadora relata ganhos em produtividade, engajamento dos franqueados e eficiência no atendimento. O uso dessas tecnologias permitiu à franquia a fazer mais com menos investimento, um diferencial importante em um setor com alta demanda e concorrência.

De forma interna, os processos se tornaram mais ágeis e as equipes conseguem atuar mais rapidamente. Externamente, os franqueados perceberam um suporte mais próximo, personalizado e afetivo. Tudo isso vira um reflexo na experiência do consumidor final, que também leva bons benefícios com atendimentos rápidos e assertivos.

A rede projeta os próximos passos, com iniciativas em andamento, e testes para ampliar o uso de IA nas análises de dados de performance das unidades e no setor financeiro. A ideia é utilizar a tecnologia para gerar mais relatórios preditivos, alertas estratégicos e decisões baseadas em dados.

“Quando utilizamos a inteligência artificial da maneira correta, com propósito, ela deixa de ser tendência e se torna uma aliada. Nosso objetivo é continuar investindo em inovação, mas com foco em gerar valor humano para quem está na ponta final. Estamos caminhando cada vez mais para uma franquia mais conectada, inteligente e eficiente” conclui a CEO da franquia, Joelma Lima.