Consolidado em todo País, o mercado de franchising tem sido uma das primeiras opções de quem sonha em investir em um negócio próprio. O know-how transmitido pela marca, investimento baixo e a possibilidade de gerar um alto faturamento são alguns dos atrativos.
Desse modo, apesar de ser um negócio presente no Brasil inteiro, algumas regiões registram um destaque maior, sendo esse o caso de Minas Gerais. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias mineiras registraram um faturamento total de R$ 5,2 bilhões no 1º trimestre deste ano. Comparado com o mesmo período do ano passado o crescimento foi de 18,4%, pois naquela época a receita foi de R$ 4,4 bilhões.
O número de unidades passou de 16.619 no primeiro trimestre do ano passado para 17.491 no mesmo período deste ano, totalizando uma alta de 5,2%. Além disso, houve uma alta no número de empregos gerados pelo setor, totalizando 149.367 vagas nos três primeiros meses de 2024, aumento de 6,5%.
Parceria entre Governo de Minas e ABF
Um dos fatores que reforçam esse crescimento do franchising mineiro foi a recente parceria entre o Governo de Minas Gerais e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de fomentar o empreendedorismo através das franquias no estado.
A primeira iniciativa definida no acordo foi a criação de um grupo de trabalho para identificar uma forma de melhorar o ambiente para empreendedores do setor. O intuito é estimular o desenvolvimento de novas franqueadoras, expansão de marcas e unidades franqueadas locais.
Investindo na região
Visualizando esse cenário altamente positivo, o empresário Carlos Henrique, 60 anos, decidiu investir na franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede do segmento óptico, na cidade de Belo Horizonte, capital mineira.
“Morei fora do Brasil por 30 anos e voltei ao país recentemente, completando dois anos do meu retorno. Com isso, passei a procurar alguns negócios para investir em Belo Horizonte, foi quando percebi que o mercado de franchising estava aquecido e passei a focar nesse setor”, detalha Carlos.
O empreendedor afirma que após realizar algumas pesquisas ele encontrou o IVS no Facebook e a proposta da marca em vender óculos a preços acessíveis chamou atenção. “Além disso, o fato de ser um negócio bem dinâmico e com bom faturamento também contribuíram na tomada de decisão.”
Expectativas
Segundo Carlos, empreender é sempre um desafio, ainda mais no seu caso, que ingressou em um negócio diferente. Porém, ele ressalta que está aprendendo todos os dias e que os obstáculos estão sendo superados.
“Para mim, tudo é novo, mas pelo que pude observar, a minha operação está localizada em uma região privilegiada. Investi em uma loja com 70m² e com o potencial da minha localização, me faz acreditar que podemos alcançar o faturamento bruto de R$ 140 mil por mês”, finaliza o franqueado do IVS.
Modelo de negócio
O Instituto Visão Solidária conta com um mix amplo e segmentado em armações de marca própria, tanto masculinas quanto femininas, para adultos e crianças, óculos solares, além de todos os formatos de lentes no mercado, unifocais, bifocais, multifocais, tratamentos antirreflexo e fotossensíveis.
O investimento inicial da franquia é a partir de R$ 190 mil, incluso taxa de franquia, gastos com instalação e equipamentos e capital de giro. Esse valor é referente a uma loja de 30m², com dois colaboradores.