Empresários comemoram resultados da ABF Franchising Expo

Publicado em 16/07/2015 por Bruna Santos de Souza | Ultima Atualização em 30/07/2015

Responsáveis pela Feira destacam que o mercado de franquias se mantêm aquecido mesmo com a economia brasileira passando por dificuldades.

Em junho aconteceu em São Paulo, Capital, um dos maiores eventos relacionados ao mercado de franchising, ABF Franchising Expo. Nesta 24ª edição da Feira, 480 marcas brasileiras e internacionais foram expostas, sendo que destas 78 participaram pela primeira vez. O resultado foi positivo, de acordo com os empresários. A Ice Cream, por exemplo, foi para o evento com o intuito de ser conhecida, mas saiu de lá com empreendedores interessados na rede. Além disso, o balanço feito pela própria Associação indicou que a crise econômica não está abalando o setor de franquias, pelo contrário.


A ABF Franchising Expo foi realizada dos dias 24 a 27 de junho. Bateu recorde de visitantes, já que a estimativa foi de que 64 mil pessoas circularam pela Expo Center Norte, local onde foi realizada a Feira. O aumento de público, de marcas participantes e dos interessados em abrir franquias demostrou que o mercado não está sentindo os reflexos da crise econômica brasileira. Juarez Leão, diretor de Treinamento, Cursos e Eventos da ABF, explicou “o mercado de franchising já vinha demonstrando sinais de resiliência com crescimentos nominais expressivos em 2014 e no primeiro trimestre de 2015. O movimento verificado na feira é mais um forte indicativo de que o empreendedor brasileiro considera o sistema de franquias seguro e uma opção viável de investimento de médio e longo prazo frente ao atual panorama econômico”.


Das marcas que participaram pela primeira vez, nos conversamos com algumas e abaixo demostramos um pouquinho de três delas, que além de serem novatas na Feira também possuem pouco tempo de vida e investem no setor de franchising: Ice Creamy, Amabilità e Água Inmaculada.


Ice Creamy


A franquia Ice Creamy é especializada em sorvetes, cujo a massa é feita de maneira artesanal, rica em vitaminas e fibras, com menos gordura e 50% menos açúcar. A empresa nasceu em 2014 e começou como franqueadora, já que o criador e diretor da marca, Émerson Serándim, após ter trabalhado por anos no varejo, acreditava que essa era a melhor maneira de fazer com que a Ice Creamy crescesse de forma saudável. Atualmente a rede conta com 20 lojas, e o objetivo é encerrar 2015 com 50 unidades.


Sobre a primeira participação da Ice Creamy na ABF Franchising Expo, Serándim contou: “A Feira da ABF é a maior do Mundo, por isso confirmamos a nossa participação. Exibir a marca e estar ao lado das maiores empresas do cenário nacional e mundial. Nossas metas eram aparecer no mercado de Franquias, mas conseguimos impactar mais de mil interessados diretos”.


Amabilità


A Amabilità nasceu em 2013 e um ano depois entrou no mercado de franchising. A escolha por expandir a marca desta forma foi uma decisão tomada após um estudo do mercado. De acordo com o SEBRAE apenas 15% das franquias fecham em cinco anos. “A franquia é uma opção mais segura, colocando o empreendedor em menores riscos e também menor investimento. Trata-se de investir em um negócio já consolidado, com know-how e estratégias testadas com sucesso. Além do total apoio, orientação e treinamento dado ao investidor pela franqueadora, em todos os setores da empresa, como marketing, localização, gestão de pessoas e atendimento”, explicou Francini Lima Merigo, gerente de expansão da rede.


A empresa oferece serviços de estética facial e corporal, no qual os diferenciais é o atendimento em domicílio e de store in store. A franqueadora no momento possuí apenas a unidade própria, mas a expectativa é abrir duas franquias até o fim de 2015.


Sobre a participação da Amabilità no evento, Francini ressaltou que “a Feira ABF além de ser uma grande oportunidade de troca de contatos com investidores e fornecedores, proporciona visibilidade da marca por ser a maior feira de franquias do mundo. Ainda é recente para mensurar os resultados, mas o número de interessados que visitaram nosso stand e entraram em contato após o evento superaram as expectativas”.


Água Inmaculada


Criada há cerca de 11 anos no México, recentemente a empresa chegou ao Brasil e neste ano participou da ABF Franchising Expo. Com o estande sempre cheio de interessados nos serviços oferecidos pela marca, o grupo comemorou na sua page oficial a participação. Na publicação os responsáveis pela marca agradeceram aos envolvidos no evento: “Gracias a todos que participaram da Franchising Expo 2015”.
Atualmente a Água Inmaculada conta com 7 mil franquias espalhadas pela América Latina. O principal serviço é uma estação de tratamento de água, no qual os franqueados podem tratar a água da torneira e vendê-la como água mineral.


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Expansão de franquias , Franquias , Marketing para franquias , ABF Expo , SEBRAE , Feira de franquias , Franchising 2015