Em junho aconteceu em São Paulo, Capital, um dos maiores eventos relacionados ao mercado de franchising, ABF Franchising Expo. Nesta 24ª edição da Feira, 480 marcas brasileiras e internacionais foram expostas, sendo que destas 78 participaram pela primeira vez. O resultado foi positivo, de acordo com os empresários. A Ice Cream, por exemplo, foi para o evento com o intuito de ser conhecida, mas saiu de lá com empreendedores interessados na rede. Além disso, o balanço feito pela própria Associação indicou que a crise econômica não está abalando o setor de franquias, pelo contrário.
A ABF Franchising Expo foi realizada dos dias 24 a 27 de junho. Bateu recorde de visitantes, já que a estimativa foi de que 64 mil pessoas circularam pela Expo Center Norte, local onde foi realizada a Feira. O aumento de público, de marcas participantes e dos interessados em abrir franquias demostrou que o mercado não está sentindo os reflexos da crise econômica brasileira. Juarez Leão, diretor de Treinamento, Cursos e Eventos da ABF, explicou “o mercado de franchising já vinha demonstrando sinais de resiliência com crescimentos nominais expressivos em 2014 e no primeiro trimestre de 2015. O movimento verificado na feira é mais um forte indicativo de que o empreendedor brasileiro considera o sistema de franquias seguro e uma opção viável de investimento de médio e longo prazo frente ao atual panorama econômico”.
Das marcas que participaram pela primeira vez, nos conversamos com algumas e abaixo demostramos um pouquinho de três delas, que além de serem novatas na Feira também possuem pouco tempo de vida e investem no setor de franchising: Ice Creamy, Amabilità e Água Inmaculada.
Ice Creamy
A franquia Ice Creamy é especializada em sorvetes, cujo a massa é feita de maneira artesanal, rica em vitaminas e fibras, com menos gordura e 50% menos açúcar. A empresa nasceu em 2014 e começou como franqueadora, já que o criador e diretor da marca, Émerson Serándim, após ter trabalhado por anos no varejo, acreditava que essa era a melhor maneira de fazer com que a Ice Creamy crescesse de forma saudável. Atualmente a rede conta com 20 lojas, e o objetivo é encerrar 2015 com 50 unidades.
Sobre a primeira participação da Ice Creamy na ABF Franchising Expo, Serándim contou: “A Feira da ABF é a maior do Mundo, por isso confirmamos a nossa participação. Exibir a marca e estar ao lado das maiores empresas do cenário nacional e mundial. Nossas metas eram aparecer no mercado de Franquias, mas conseguimos impactar mais de mil interessados diretos”.
Amabilità
A Amabilità nasceu em 2013 e um ano depois entrou no mercado de franchising. A escolha por expandir a marca desta forma foi uma decisão tomada após um estudo do mercado. De acordo com o SEBRAE apenas 15% das franquias fecham em cinco anos. “A franquia é uma opção mais segura, colocando o empreendedor em menores riscos e também menor investimento. Trata-se de investir em um negócio já consolidado, com know-how e estratégias testadas com sucesso. Além do total apoio, orientação e treinamento dado ao investidor pela franqueadora, em todos os setores da empresa, como marketing, localização, gestão de pessoas e atendimento”, explicou Francini Lima Merigo, gerente de expansão da rede.
A empresa oferece serviços de estética facial e corporal, no qual os diferenciais é o atendimento em domicílio e de store in store. A franqueadora no momento possuí apenas a unidade própria, mas a expectativa é abrir duas franquias até o fim de 2015.
Sobre a participação da Amabilità no evento, Francini ressaltou que “a Feira ABF além de ser uma grande oportunidade de troca de contatos com investidores e fornecedores, proporciona visibilidade da marca por ser a maior feira de franquias do mundo. Ainda é recente para mensurar os resultados, mas o número de interessados que visitaram nosso stand e entraram em contato após o evento superaram as expectativas”.
Água Inmaculada
Criada há cerca de 11 anos no México, recentemente a empresa chegou ao Brasil e neste ano participou da ABF Franchising Expo. Com o estande sempre cheio de interessados nos serviços oferecidos pela marca, o grupo comemorou na sua page oficial a participação. Na publicação os responsáveis pela marca agradeceram aos envolvidos no evento: “Gracias a todos que participaram da Franchising Expo 2015”.
Atualmente a Água Inmaculada conta com 7 mil franquias espalhadas pela América Latina. O principal serviço é uma estação de tratamento de água, no qual os franqueados podem tratar a água da torneira e vendê-la como água mineral.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito