A Velox Soluções Financeiras, fundada em 2017, surgiu como uma potência no setor de soluções financeiras no Brasil, um segmento que só cresce no franchising brasileiro. Este crescimento é justificado pelo cenário promissor no país. No ano de 2023, o setor de atividades financeiras, seguros e serviços relacionados experimentou um crescimento notável de 6,6%, maior índice desde 2010 (9,3%).
Com uma abordagem inovadora e um modelo de negócios que abrange o home office, a Velox conquistou um lugar de destaque no mercado, alcançando mais de R$500 milhões em faturamento e expandindo para mais de 1.200 unidades (1.000 unidades licenciadas e 200 unidades franqueadas) em todo o país. Este sucesso é um reflexo direto da visão empreendedora e da capacidade de adaptação às necessidades do mercado de seu CEO e fundador, Mário Sérgio.
Início de Mário Sérgio no Empreendedorismo
Mário Sérgio começou a trabalhar aos 16 anos, como jovem aprendiz, ganhando R$220. Não demorou muito, e iniciou sua jornada empreendedora aos 18 anos, quando montou um depósito de bebidas ao lado de seu pai. Embora este primeiro empreendimento tenha durado apenas dois anos, certamente serviu de aprendizado para o mundo dos negócios. “O erro maior foi montar essa empresa sem analisar meu tempo de dedicação. Eu tinha que estudar e ao mesmo tempo tocar meu negócio, e não foi fácil”, lembra Mário. Com a venda do depósito, ele conseguiu finalizar seus estudos e seguir para novas oportunidades.
A entrada de Mário no mundo das franquias aconteceu quando ele também era muito jovem, aos 20 anos, ao trabalhar em uma empresa de filtros de água. Sua carreira neste setor foi marcada por um crescimento significativo, especialmente durante sua passagem posterior por uma franquia especializada em reparos e reformas. “Foi ali que eu aprendi a trabalhar com vendas telefonadas e quando tudo mudou financeiramente na minha vida”, conta.
Depois, Mário Sérgio entrou em uma empresa de corretora de seguros, também franquia, onde conheceu novas pessoas e oportunidades de negócios e produtos. Quando entendeu que, com este conhecimento, ele poderia ir além e crescer mais neste mercado, criou a Velox, em 2017.
A virada de chave
Foi aos 30 anos, liderando a Velox Soluções Financeiras, que Mário alcançou seu primeiro milhão. E, por incrível que pareça, indo contra a maré, a Velox foi alavancada durante a pandemia. “Nós crescemos devido ao avanço de pessoas em casa, precisando vender algo, precisando investir em alguma coisa, e não conheço produto melhor para se vender do que dinheiro.”
Assim, a empresa lançou a modalidade home office, um modelo de negócio onde o franqueado trabalha dentro de casa, com um CRM de cálculos, oferecendo mais de 180 tipos de produtos e serviços bancários e ganhando comissões. Foi nesta época que começou a expansão acelerada da Velox, de quase 300 unidades ao ano, e nunca mais parou.
No início, esta expansão da marca pelo Brasil acontecia por meio de licenciamentos. A mudança para o modelo de franquias formal, em 2024, foi uma decisão estratégica importante para a padronização da marca. Hoje, o Grupo Velox não se limita à Velox Soluções Financeiras. Foram criadas a Velox Solar (energia solar), a Agilize Brasil (corretora de seguros) e a Velox Consulting (consultoria e gestão de novos negócios), formando um conglomerado com uma presença significativa no mercado.
Crescimento exponencial da Velox e planos futuros
Com mais de 1.200 unidades em operação e uma equipe de 60 funcionários diretos, além de gerar mais de 2.000 empregos indiretos, a Velox é um verdadeiro gigante econômico. O sucesso do grupo é atribuído a uma combinação de fatores: a qualidade dos produtos, o suporte qualificado e a expertise acumulada ao longo dos anos.
“Crescemos devido à qualidade dos produtos, credibilidade perante aos parceiros homologados, suporte qualificado que damos para as unidades, expertise de funcionários com mais de 20 anos de mercado financeiro e bancário, e o produto de fácil venda e aceitação. Como sempre falo, é ganhar dinheiro vendendo dinheiro.”
A Velox tinha como meta crescer 15% ao ano, algo que já conseguiram em agosto de 2024. Para 2025, os planos são ambiciosos, e incluem o lançamento de um banco digital próprio. Além do sucesso financeiro, Mário Sérgio valoriza profundamente o impacto que sua empresa tem na vida das pessoas, e tem o objetivo de formar e desenvolver talentos para criar oportunidades de crescimento para sua equipe. “Não é apenas dinheiro, lucros monetários, que fazem um empreendedor ser bem-sucedido, mas o legado e o que ele representa e contribui para as pessoas”, afirma Mário.