Criciúma é a principal cidade da Região Metropolitana de Florianópolis, mas o município vai muito além disso. De acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) de Criciúma é de cerca de R$ 8,8 bilhões, o oitavo maior do estado, graças aos polos industriais alocados na região. Assumindo cada vez mais uma posição econômica de prestígio, a cidade vem sendo foco de empresários de diversos setores e, a partir de março, vai estrear a primeira unidade da maior rede de franquias de pubs de carne suína do Brasil, o Porks — Porco & Chope. Esta será a 4ª loja do estado e 45ª do país.
A marca chega ao local por meio da franqueada Anna Carolina Duarte Monteiro, de 27 anos. A advogada conta que a inserção no universo empresarial aconteceu principalmente pelo sonho de ser dona do próprio negócio. “Trabalhei por muitos anos no meio jurídico, mas sempre busquei uma franquia que se encaixasse nos meus planos de empreender. Encontrei no Porks um formato de negócio que possui ideais semelhantes aos meus, e assim veio a ideia de apresenta-lo ao público criciumense”, conta.
A nova empresária tem grandes planos: se destacar em meio à concorrência e democratizar o consumo da carne suína na região, comercializado produtos a preços acessíveis (entre R$ 10 e R$ 22), que cabem em todos os bolsos. “O modelo de negócio do Porks prioriza a experiência única, com muita qualidade e agilidade no atendimento a todos os tipos de público, oferecendo música boa e comida deliciosa e acessível. Inclusive somos pet friendly”, ressalta.
Entre os destaques do cardápio estão o Porks Bacon Burger, preparado com burger de costelinha de porco, creme de cheddar e tiras de bacon crocante; e o Pernil Municipal, um sanduíche de pernil de porco marinado por 12h, coberto por queijo mozzarella e cheiro verde. Para quem curte ótimos petiscos, a casa trabalha com uma série de opções criativas e com sabores inconfundíveis, entre eles o o Porkspóca, pururuca de porco crocante temperada com sal de lemon pepper; e o Bei com Melado, tiras de bacon crocante cobertas por melado de cana de açúcar.
A inauguração da unidade está prevista para a segunda quinzena de fevereiro e, para o momento, a franqueada pretende realizar uma ação bastante especial. “Temos vários planos. Para o grande dia, queremos distribuir gratuitamente 1.000 chopes pilsen para os primeiros clientes que chegarem na loja”, complementa Anna Carolina.