Segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado brasileiro de franquias registrou um crescimento de 13,5% no último ano em comparação a 2023, totalizando um faturamento acima de R$ 273 bilhões. Para quem deseja empreender, esse cenário aquecido demonstra o potencial do setor em ser um modelo de negócio seguro e rentável. Principalmente, no formato compacto, que alinhado à tecnologia, mostra-se uma alternativa enxuta, disruptiva e de grande escalabilidade. Somente em 2024, os empreendimentos de base tecnológica tiveram um aumento de 9,3% ainda de acordo com a entidade.
“O modelo de franquia compacta representa um novo olhar sobre o empreendedorismo, permitindo que os empreendedores tenham acesso a um negócio rentável sem os desafios de uma operação tradicional. É uma solução perfeita para quem busca surfar em uma alta demanda no mercado, que hoje olha cada vez mais para inovações capazes de trazer praticidade para o dia a dia”, afirma Elton Matos, sócio-fundador e CEO da Airlocker, primeira franquia brasileira de armários inteligentes totalmente autogerenciáveis, e, uma das opções de estrutura enxuta e de DNA tecnológico no segmento do franchising.
Pensando naqueles que querem ser donos do próprio negócio sem muita burocracia, o executivo listou os principais benefícios de uma franquia compacta. Confira abaixo:
1. Baixo custo
Esse formato se destaca por exigir um investimento inicial e de operação reduzidos. “Por apresentar uma estrutura simplificada, os novos empreendedores podem investir menos em espaço e equipe, além de terem a vantagem de reduzir despesas recorrentes”, diz o especialista.
2. Autonomia operacional
Uma das grandes vantagens desse nicho é a gestão simplificada, que permite ao franqueado operar de maneira autônoma, sem a necessidade de um grande número de funcionários ou supervisão constante. “Esse modelo permite um total controle do negócio, otimizando o tempo e reduzindo a complexidade operacional, o que torna a gestão muito mais eficiente e acessível”, explica Matos.
3. Expansão ágil e adaptabilidade
Essa possibilidade de empreendimento permite uma expansão rápida e flexível. “Como se trata de uma opção mais adaptável, há maiores chances de abertura de novas unidades, permitindo que o franqueado acompanhe o crescimento do negócio conforme sua capacidade e aumente a rentabilidade de maneira escalonada”, revela o CEO.
4. Demanda crescente por conveniência
As franquias compactas estão alinhadas às novas tendências de consumo. “Hoje os consumidores buscam elementos como conveniência e praticidade, e as franquias compactas atendem exatamente a essa expectativa com soluções inovadoras e acessíveis. Com a transformação dos hábitos de consumo, que exigem serviços mais rápidos e eficientes, esse modelo se torna cada vez mais atrativo, oferecendo praticidade tanto para o investidor quanto para o cliente final”, pontua o executivo.