Com o protagonismo feminino nos últimos anos, as mulheres vêm aos poucos assumindo a liderança de empresas e do mercado de trabalho. Em comemoração ao dia da Mulher, celebrado no dia 08 de março, separamos 2 histórias de mulheres de sucesso, que estão no comando de seus negócios:
Aos 25 anos ela se tornou a primeira mulher a comandar a maior microfranquia de agências de viagens do país e ajudou a elaborar o formato de franquia, que alcançou mais de 540 unidades em 2021 e figura atualmente entre as 50 maiores redes de franquias do Brasil, segundo apurou estudo da ABF.Conhece aquela história de uma estagiária que chegou ao cargo máximo da empresa? Pois então, pode-se dizer que esse enredo cabe perfeitamente na vida profissional da CEO da Clube Turismo, Ana Virginia Falcão. Aos 22 anos de idade, a então estudante de turismo, consegue vaga para estagiar na empresa que se tornaria a Clube Turismo. A sintonia entre ambas as partes foi imediata.
A relação de Ana com o setor começou quando ela tinha 19 anos de idade e ingressou no curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba. Ela conta que já nos anos iniciais do curso, tinha o desejo de conciliar a teoria aprendida na faculdade com a prática que apenas o mercado poderia oferecer. Por indicação de uma colega da faculdade buscou oportunidade de estágio na empresa que hoje dirige, mas não foi selecionada para a vaga!
Na época, Ana queria aprender sobre o setor e buscava conhecimento em todas as áreas que envolviam a profissão, estagiou no setor público, em agências de viagens e atuou na hotelaria. Em 2006, recebeu um convite da agência que a havia reprovado no processo seletivo de estágio. Em 2007, foi efetivada como agente de viagens e em menos de 2 anos tornou-se CEO e Co fundadora da empresa Clube Turismo. Hoje é também sócia de uma das unidades franqueadas da Rede.
“A identificação com o segmento de agenciamento de viagens, com os dois sócios responsáveis pela agência de viagens local e a liberdade por eles concedida de desenvolver um projeto de expansão do negócio e do agenciamento de viagens, através do sistema de franquias, fizeram-me criar raízes e laços profissionais e afetivos para consolidação desse projeto que impacta fortemente na vida de tantas pessoas”, comenta Ana.
Em 2009 foram abertas as primeiras unidades franqueadas e, hoje conta com mais de 564 franqueados em todo o Brasil.
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As primeiras experiências de Norma Waichert como empreendedora aconteceram bem antes da abertura do primeiro restaurante do Banana Food. Por três anos, ainda durante a faculdade de Direito em Juiz de Fora (MG), abriu e se dedicou à uma loja multimarcas de roupas femininas instalada em uma galeria comercial da cidade. Recém-formada, Norma repassou o ponto e decidiu retornar para Vitória (ES) e abrir um escritório para atuar com Direito Previdenciário, sua área de especialização. Nesse período se dividia entre clientes próprios e a cartela do escritório de seu pai, também advogado, em Colatina (ES).
O lado empreendedor e a paixão por saudabilidade sempre falaram alto ao coração de Norma, que pesquisava sobre os benefícios dos alimentos, tendências da área e sentia falta de opções mais saudáveis no dia a dia. A ideia de abrir um restaurante que oferecesse experiências únicas de qualidade de vida, saúde e bem-estar por meio de uma alimentação saborosa e prática nasceu quando visualizou o ponto ideal para o estabelecimento. “Na época, o espaço era ocupado por uma loja, mas percebi que o movimento estava fraco, muitas peças em promoção e imaginei que estava para fechar. Após confirmar a minha suspeita conversei com o dono do local e fiz uma proposta de locação. Alguns dias depois assinei o contrato comecei a formatar o Banana Food”, relembra.
Com muita dedicação e carinho, Norma treinou a equipe em sua casa; comprou utensílios e equipamentos como bancadas e geladeira de segunda mão pela internet e usou a criatividade a seu favor. “Peguei emprestado o fogão de quatro bocas da minha tia, pensei na montagem dos pratos, na disposição das mesas, tudo foi sendo preparado ao mesmo tempo”, revela. O sucesso e aceitação foram imediatos; a primeira unidade teve fila de espera na calçada desde o dia da abertura. Em menos de dois anos inaugurou o segundo restaurante também em Colatina. Com espaço quatro vezes maior, cozinha melhor preparada e colaboradores engajados, a empreendedora aproveitou a oportunidade para incluir os pratos quentes no cardápio — até então oferecia apenas pratos frios e de preparo mais simples. Hoje, o menu da rede conta com mais de 100 opções entre saladas com molhos exclusivos, pratos personalizados, lanches, sobremesas, bebidas e algumas opções de cafés.
Diante do sucesso, o Banana Food era constantemente procurado por clientes, fãs e franqueados em potencial com interesse em abrir unidades da marca em outras regiões do país. Em 2019 o negócio foi formatado para se tornar franquia e crescer nacionalmente. Hoje são cinco unidades em funcionamento em estados com Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pernambuco, além de mais cinco contratos assinados. A meta de expansão é pelo menos mais 30 franquias até o final do ano, um crescimento estruturado e saudável.