Empreendedorismo e a maternidade está cada vez maior no franchise

Franqueadas mães compartilham suas experiências

Daiane Cristina de Paula Rhoden

O empreendedorismo e a maternidade possuem pontos em comum. Envolvem geração e crescimento. Exigem cuidados, em especial, nos primeiros anos, dedicação e investimento de tempo e de dinheiro. Mães empreendedoras vivem duas experiências simultaneamente, sendo um desafio e tanto, mas dois atributos maternos importantes também são mostrados nos negócios: a capacidade de cuidar e de se adaptar rapidamente a situações de crise.

De acordo com dados do Sebrae, 74% das empreendedoras brasileiras são mães e, segundo a Rede Mulher Empreendedora (RME), 68% começaram a empreender depois de ter filho. “Muitas optaram por esse caminho como forma de ter mais tempo com a família”, comenta a CEO da Clube Turismo, e mãe, Ana Virginia Falcão.

Na rede, aproximadamente 50% dos franqueados são mulheres, e dentro desse universo, 70% são mães.

A exemplo disso, separamos 2 histórias de mulheres e mães de sucesso, que estão no comando de seus negócios, junto a Clube Turismo –  rede de agências de turismo.

Larissa Lopes: franqueada da Clube Turismo

Para Larissa Lopes, de 29 anos, ser franqueada da rede permite liberdade geográfica, liberdade de tempo, poder acompanhar de perto o desenvolvimento do seu filho. “Antes de empreender, atuava como contadora. Desde setembro de 2020 atuo junto à rede, quando estava com seis meses de gestação, na cidade de Maringá, no Paraná”, comenta.

Segundo a franqueada, os principais desafios enfrentados nesse período ficam por conta da pandemia e alto preço nas passagens aéreas. “As conquistas que comemoro são os meus clientes fiéis”, comenta.

De acordo com Larissa, uma dica para a mãe que está começando a empreender é, logo no início pensar que tudo são fases, terão dias bons e dias ruins, mas eles passam e ter uma rede de apoio é fundamental.

Daiane Cristina de Paula Rhoden: franqueada da Clube Turismo

Já a analista de sistemas e professora universitária Daiane Cristina de Paula Rhoden iniciou a operação da rede em maio de 2020, na cidade de Cascavel, no Paraná. “Eu costumava viajar e percebia que inspirava meus amigos e pessoas ao meu redor, mas nunca tive a coragem de empreender. Depois que minha filha nasceu, para que eu também pudesse estar próxima dela, decidi realizar este sonho antigo. Hoje sou muito realizada, pois além de fazer o que amo, sinto que consigo fazer a diferença na vida dos meus clientes”, comenta.

Para Daiane, os principais desafios enfrentados nesse período ficam por conta da pandemia. “Eu comecei empreendendo em meio à pandemia… passei por muitos cancelamentos e remarcações com meus clientes, mas vejo que se eu não tivesse passado por isso, não teria aprendido tanto”, afirma.

Segundo a franqueada, a maternidade por si só já tem muitos desafios, especialmente quando se tem um bebê. Mas com foco e disciplina é possível conciliar a vida de mãe com a vida profissional, ainda mais quando se tem a oportunidade de empreender de dentro de casa, próximo de quem se ama.

Carla Segalla: franqueada da Clube Turismo

Franqueada da cidade de Sorriso (MT) desde 2019, Carla Segalla é enfermeira, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso, e atuou por oito anos na área. “O empreendedorismo me possibilitou o planejamento e a flexibilidade de horário, trabalhar em casa e conciliar com a maternidade, inviável na minha profissão como enfermeira, eu não conseguiria de forma alguma” comenta Carla.

Sobre os desafios, a franqueada acredita que enfrentar a pandemia foi desafiador. “Foi um ‘baita’ desafio, pois além de toda a questão de saúde, devido ao vírus, o turismo foi muito afetado e eu era muito nova no ramo”, explica.

Carla comemora a conquista do próprio negócio “Valeu muito a pena lutar e chegar onde cheguei, pois aí está o motivo de todos os meus dias de glória”, finaliza.