O mercado de franquia está em constante crescimento. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias, no Brasil, apresentaram um crescimento expressivo de 17,2% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022.
Recentemente, durante a ABF Franchising Week 2023, foram apresentados os resultados da pesquisa que aponta um crescimento de 20% nas franquias de alimentação no primeiro trimestre de 2023. A popularização do serviço de delivery foi um fator importante para esse crescimento.
Uma marca que se destaca dentro deste cenário por ter um modelo de negócio inovador e lucrativo, é a franquia Number One Chicken. Com operações 100% delivery e operando sob o regime de Dark Kitchen, a marca é a maior rede de frango frito do país e vem atraindo cada vez mais empreendedores. Por ter custos operacionais relativamente baixos para a área de alimentação, a franquia é uma opção viável para os interessados em trabalhar no setor.
“Sempre trabalhei no segmento alimentício, mas no modelo tradicional de salão + delivery. Essa franquia veio com uma proposta de ser 100% delivery, a simplicidade operacional é muito maior se comparada ao modelo tradicional de negócios. Hoje me sinto feliz trabalhando com um produto e modelo de negócio que eu me identifico, sempre que precisei tive suporte da franqueadora e sei o quanto eles querem crescer e isso me motiva a crescer junto com a rede”, relata Michael Silva, franqueado que possui duas unidades, localizadas em Cambé e Londrina, no Paraná.
Os três pilares da empresa – simplicidade, lucratividade e satisfação – refletem o compromisso em oferecer um modelo de negócio claro e de fácil operação para os franqueados. Além disso, a empresa trabalha para que os franqueados lucrem, se sintam satisfeitos e motivados com o empreendimento, além de alcançarem o sucesso financeiro.
Alexandre de Santi, franqueado de uma unidade na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, conta um pouco sobre a sua experiência com a marca: “Os principais resultados que eu obtive com a franquia foram o aumento de renda, amplo conhecimento dentro da minha cidade e consegui ter o retorno mais rápido que o prometido do capital investido”.
“Hoje vivo 100% do rendimento da loja, aprendi muita coisa de gerenciamento de loja, funcionários, processos. Me tornei uma pessoa muito mais informada e tive um crescimento pessoal muito grande”, declara Pedro Henrique Boni de Sa, franqueado de uma unidade na cidade de Guarapari, no Espiríto Santo
Dentre as vantagens oferecidas aos seus franqueados, estão a exclusividade na região, suporte de um operador logístico e relação direta com os fornecedores. A prioridade da Number One Chicken é assegurar que todas as unidades sejam o delivery mais famoso de suas respectivas cidades.
Nilson Alvim Gouvea, franqueado de uma unidade em Aracaju, Sergipe, relata: “Jamais abriria um negócio hoje se não fosse a franquia. Aprendi muito como empreendedor. Amo compartilhar com os novos franqueados a minha experiência de quase quatro anos na rede”. Hoje, Nilson está caminhando para abrir a sua terceira loja da marca.
“A proximidade com a franquia nos ajudou a lidar com o negócio mesmo com pouca experiência na época. Como franqueado, aprendi muito nesse tempo, uma outra vida se abriu, novos conhecimentos, fomos crescendo profissionalmente. Tive um sentimento de liberdade, de conquista, uma experiência incrível, com bons resultados e excelentes parcerias no caminho”, declara Rafael Gomes da Silva, franqueado que possui duas unidades, localizadas em Cachoeiro de Itapemirim e Vila Velha, no Espírito Santo.
Alexandre, Michael, Nilson, Pedro e Rafael destacam que as vantagens principais do negócio são a melhoria na qualidade de vida e o aumento na renda. São unânimes ao afirmarem que, para ser um franqueado, é preciso muito trabalho e dedicação.
Para se tornar um franqueado da marca, é necessário um investimento inicial de R$189 mil. As unidades da Number One Chicken têm um faturamento médio mensal de R$100 mil e o prazo para retorno do investimento é de 9 a 16 meses.