O ano de 2020 não foi fácil para muitas empresas devido a crise econômica causada pela pandemia do Covid-19. Muitos empreendimentos de diversos setores sofreram as consequências negativas e tiveram que fechar as portas, os que sobreviveram tiveram que se reinventar para continuar no mercado.
O franchising é um setor que sentiu os impactos devido à grande quantidade de operações instaladas em shoppings centers que tiveram suas atividades interrompidas neste período de quarentena. Porém alguns segmentos inseridos neste mercado utilizaram este cenário desafiador para crescer e criar novas estratégias para continuar se destacando.
Franquias no segmento de beleza e estética foram uma das primeiras empresas que sentiram os impactos negativos, mas como é um dos setores que não param de crescer há anos, também conseguiram se reinventar rapidamente para se manter e até mesmo ampliar o faturamento.
É o caso da rede de embelezamento do olhar e da face, Sóbrancelhas, com mais de 6 anos do mercado, a marca aproveitou o ano de 2020 e todas suas dificuldades para lançar novidades que auxiliaram no desenvolvimento da franquia nestes meses de crise.
“Nós também fomos afetados, em determinado momento tivemos 100% das operações fechadas, sem atender clientes presencialmente, mas isso não nos fez parar literalmente. Aproveitamos para lançar grandes mudanças que estão fazendo a diferença neste novo normal”, afirma Luzia Costa, CEO da marca.
Além de inaugurar 13 novas operações por todo o Brasil, a Sóbrancelhas está com 18 contratos assinados para lançar. “Com o desemprego e muitas suspensões de trabalhos, muitas pessoas enxergaram a oportunidade de começar um novo negócio”, comenta.
Acompanhando este novo cenário, a rede lançou a nanofranquia, que é uma alternativa para as pessoas que foram atingidas pela crise. A nanofranquia tem investimento a partir de 8 mil reais e é direcionada para profissionais da área de beleza que possuem um espaço ou sala comercial em cidades pequenas, e que também desejam lucrar com a venda de produtos da marca, podendo atingir uma margem de lucratividade de vendas de produtos de 30 a 90%.
Outro destaque é o lançamento do e-commerce. Um projeto que já existia, mas que foi lançado neste momento para atender os clientes que estavam em casa e gostariam de se cuidar. “Nossa loja online tem intuito de ofertar nosso portfólio de produtos para todo o mercado nacional, atingindo cidades que ainda não possuem uma unidade da Sóbrancelhas. Além disso, é uma forma de oferecer mais carinho para nossos clientes que desejam ter nossa linha no conforto de casa”, diz Luzia.
E não parou por aí! Com a retomada gradativa do varejo, a marca trouxe para os clientes, inovações em serviços e produtos, como o Brow Lamination, técnica inovadora para deixar sobrancelhas mais alinhadas e desenhadas, e também os produtos Booster Clareador Facial C20 e Clareador Stem Cell para intensificar os cuidados com a pele. Além desses lançamentos, até o final deste ano, a Sóbrancelhas pretende trazer para seus clientes cinco novos serviços de estética facial.
“Não podemos parar. É necessário criar em momentos de dificuldades e se moldar aos acontecimentos. Ser resiliente é um dos principais fatores para uma empresa prosperar e não ser afetada em situações desafiadoras como esta”, conclui Luzia Costa.