O cenário do empreendedorismo feminino no Brasil está testemunhando uma ascensão. Segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com base em informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgadas em 2022, mulheres lideram 34,4% do total de negócios no país, totalizando 10,3 milhões de empreendedoras. Movidas pelo poder e pela resiliência, em meio a desafios, as mulheres vêm se destacando e ocupando cada vez mais espaços onde antes eram apenas coadjuvantes.
A trajetória de Aline Jácomo é um exemplo do perfil atual do empreendedorismo feminino. Liderando a Marketing Bag, rede de franquias especializada em publicidade em saquinhos de pão, junto com seu marido, André Jácomo, Aline desempenha várias funções na empresa. “ Trabalho em conjunto com os franqueados, supervisiono a administração da franquia e ainda produzo vídeos para as redes sociais. Aqui, coloco um pouco de mim em tudo. Atribuo o sucesso da Marketing Bag aos nossos esforços”, afirma.
Em 2023, a Marketing Bag teve resultados significativos, registrando um crescimento que ultrapassou a soma dos anos de 2021 e 2022. O crescimento do empreendedorismo feminino serve como fonte de inspiração e fortalecimento para um número cada vez maior de mulheres. “Nós, mulheres empreendedoras, também exercemos papéis de mães, esposas, filhas e amigas e, ainda assim, conseguimos reservar um tempo de qualidade para nós mesmas”, conclui Aline.