O setor de serviços fechou o ano de 2023 com alta de 2,3%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o terceiro ano seguido de crescimento do setor, que já está 11,7% acima do nível de pré-pandemia. O bom momento vivido pelo segmento impulsiona o crescimento das franquias de serviços, considerado um negócio atrativo, especialmente pelo pouco risco e investimento inicial baixo, mas com alta rentabilidade e rápido retorno.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias de serviços totalizou R$ 34,9 bilhões em 2023, expansão de 9% em comparação com o ano anterior, no qual atingiu R$ 32,0 bilhões. Já em número de operações, as franquias de serviços tiveram alta de 15%, saltando de 9,4 mil unidades em 2022, para 10,9 mil no último ano, acima do crescimento médio do setor de franchising (13,9%).
A Seguralta, rede de franquias de corretoras de seguros, com mais de 1,6 mil unidades espalhadas por todas as regiões, no ano passado registrou uma produção de mais de R$ 700 milhões em seguros e consórcios, volume cerca de 30% superior ao ano anterior. A rede conta com franqueados que chegam a lucrar mais de R$1 milhão por ano.
Com investimento inicial a partir de R$ 40 mil, a Seguralta conta com três modelos de franquias: home office, basic e standard. O público-alvo são pessoas que pretendem empreender, especialmente profissionais que estão em transição de carreira e têm sinergia com o setor de seguros. Dentre eles estão bancários, contadores, despachantes e outras profissões que têm afinidade com o mercado de seguros.
O presidente da Seguralta, Reinaldo Zanon Filho aponta o baixo investimento inicial e o prazo de retorno com um dos principais fatores que impulsionam o crescimento das franquias de serviços. No caso do setor de seguros, é considerado um segmento sólido, com alto retorno sobre investimento e com elevado potencial de crescimento nos próximos anos.
“O baixo custo de investimento faz com que o franqueado tenha retorno rápido, em cerca de 12 meses. Nós fazemos treinamento completo com os franqueados, como prospecção de clientes, técnicas de venda, estratégia de negócios, cálculo de apólices, marketing, atendimento a sinistro, gestão de rotina e pós-venda. E todos os processos onerosos, como abertura de sinistros e cobrança, ficam conosco”, explica Zanon.
A empresa tem plano de expansão robusto, e mira atingir 5 mil unidades até 2026, ultrapassando a barreira de R$ 3 bilhões de negócios. Para 2024, Seguralta tem como meta ampliar a produção em pelo menos 35%, atingindo quase R$ 1 bilhão em negócios e superar a marca dos 2.000 franqueados distribuídos por todo o país.