Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no terceiro trimestre de 2023 (último levantamento da entidade), o Nordeste apresentou um faturamento de R$ 9,1 bilhões, 1,3% a mais que o mesmo período de 2022.
Além disso, a região cresceu 4,3% em número de unidades, saindo de 26.919 para 28.084. Em todo Nordeste, o franchising gera cerca 240 mil vagas, informou a ABF.
A franquia Mercadão dos Óculos, fundada em São José do Rio Preto (SP), é um exemplo de rede que tem mirado sua expansão para o Nordeste. Em 2021, foram 9 lojas comercializadas; já em 2022, o número subiu para 19 unidades; e em 2023, foram 24. No total, já são 52 franquias da marca no Nordeste.
Opções para pequenas cidades
“Além de ser um modelo de negócio rentável para todas as regiões do país, a franquia Mercadão dos Óculos oferece opções para diferentes tamanhos de cidades”, explica Gustavo Freitas, CEO da rede.
De acordo com o executivo da franquia Mercadão dos Óculos, são três modelos de investimento: o Super Fit (R$ 150 mil), para cidades de até 15 mil habitantes; o Fit, de até 30 mil habitantes (R$ 190 mil); e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
“Centenas de cidades do Nordeste tem entre 15 mil e 30 mil habitantes, onde se encaixam nosso modelos de negócios mais enxutos, por exemplo”, diz Freitas, da franquia Mercadão dos Óculos.
Dados dos setores
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), somados o faturamento dos três primeiros trimestres de 2023, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar já alcançou R$ 39.941 bilhões.
Outro estudo, este realizado pelo Ophthalmology Journal, da Universidade Americana de Oftalmologia, nos Estados Unidos, mostrou que até 2050 quase 4,8 bilhões de pessoas, cerca de 50% da população mundial, vão sofrer algum tipo de deficiência visual com necessidade do uso de óculos.
Modelo de negócio e inovação
“Ao longo dos anos, a franquia Mercadão dos Óculos investiu em tecnologia para franqueados e clientes”, pondera Freitas. Por exemplo: está em fase de testes um totem que faz o visagismo do cliente, ou seja, o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “Isso é inovador, não existe no cenário óptico e vai mudar a experiência do cliente na loja”, diz o CEO da franquia Mercadão dos Óculos.
A franquia Mercadão dos Óculos também lançou o MDO Pay, tornando-se uma subadquirente – uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.
Como adquirir uma unidade
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.