Ele pediu demissão, após 14 anos na empresa, para investir em uma franquia do setor óptico

O empresário Luiz Carlos Scarazzati inaugurou sua unidade do Instituto Visão Solidária em Santo André/SP no dia 12 de setembro

Trabalhar no mesmo local durante um longo período, crescendo na empresa e subindo de cargo é o desejo de muitos trabalhadores no Brasil. Porém, também é possível destacar aqueles funcionários que se desenvolvem no trabalho, mas que acabam pedindo demissão pelo fato de possuírem uma veia empreendedora e almejam investir no seu negócio próprio.

E esse foi justamente o processo feito pelo empresário Luiz Carlos Scarazzati, que estava em uma empresa do ramo óptico há 14 anos e pediu demissão neste ano pois entendeu que era o momento ideal para investir em uma unidade da franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – marca do setor óptico.

“Resolvi pedir demissão porque sempre houve um desejo de ser o dono do meu próprio negócio. Levou algum tempo para que isso se tornasse realidade, mas estava esperando o período ideal em que me sentisse preparado e, atualmente, me encontrei apto para encarar esse novo desafio”, comenta Scarazzati.

A unidade do Instituto Visão Solidária, do franqueado Luiz Carlos, foi inaugurada no dia 12 de setembro e fica localizada na cidade de Santo André/SP, na rua Xavier de Toledo, 45, Centro.

Trajetória

Luiz iniciou sua trajetória profissional no ano de 1981, como vendedor em uma loja de acessórios para automóveis. Porém, após encerrar sua formação em desenho de projetos em mecânica, passou a atuar em uma indústria na região do ABC paulista entre os anos de 1988 e 1992.

“Quando entrei para o varejo óptico, iniciei na função de montador óptico e depois para o cargo de consultor óptico. Posteriormente, obtive uma promoção para gerente de vendas e em 2008 como supervisor de loja. A partir de 2010 passei a exercer como diretor comercial, patamar mais alto que atingi dentro da empresa, onde permaneci até março deste ano”, detalha o empreendedor.

Após esse extenso período trabalhando no setor óptico, Scarazzati entendeu que era nesse mesmo nicho que iria iniciar sua vida empreendedora, fazendo com que ele iniciasse as pesquisas sobre franquias do setor.

A escolha pela marca

Ao fazer buscas por marcas do segmento de óticas, Luiz Carlos encontrou o IVS em uma rede social, sendo que logo de cara o nome da rede acabou prendendo sua atenção e conquistando seu interesse.

“A bandeira da marca e a sua proposta, que é a de dar acessibilidade ao uso de óculos de sol e de grau para todas as pessoas, foi um grande chamativo, pois não encontramos isso nas óticas tradicionais. E após algumas conversas eu tomei a decisão de investir no Instituto Visão Solidária”, detalha Scarazzati.

Região aquecida

A região do ABC paulista, onde está situado o novo IVS, é um local onde a economia é altamente positiva, pelo fato de estar próxima a outros grandes centros como a capital paulista e por ter diversas indústrias. Com isso, o franqueado entendeu que era uma grande oportunidade investir no município, por se tratar de um negócio com o atrativo da acessibilidade.

“Nosso objetivo é entregar ao cliente o melhor produto, com a mais alta tecnologia, um preço mais acessível e a melhor experiência de compra. A dificuldade é entender em curto espaço de tempo como criar oportunidades, saindo do modelo tradicional de atendimento”, explica Luiz Carlos.

Investimento e expectativas

O investimento inicial realizado pelo franqueado do IVS em Santo André/SP foi na ordem de R$ 250 mil, em uma loja com 140m².

“Dentro de todo diferencial que a marca possibilita e por ser um negócio novo na região, eu estou com a expectativa bem alta e a melhor possível. Dessa maneira, eu enxergo que em médio prazo, a loja possa faturar R$ 200 mil mensalmente”, finaliza Luiz Carlos.

Primeira unidade no estado de São Paulo

O Instituto Visão Solidária irá completar um ano no mercado de franchising em novembro deste ano. Nesse curto período, a franquia focada na comercialização de óculos de grau e de sol já conquistou 15 unidades franqueadas e oito lojas próprias, ou seja, um aumento de mais de 300%, comparado com o ano passado.

Tony Cozendey, fundador e diretor executivo do IVS festeja a atual fase que a marca está vivendo e a inauguração da primeira unidade no estado de São Paulo, localizada em Santo André. “Nosso mercado é gigante, apenas no Brasil são quase 40 milhões de usuários de óculos e a estimativa é que até 2050 metade da população usará óculos. É uma demanda que cresce de vento em poupa e estamos preparados como empresa para conquistar lojas por todo o Brasil, em busca de bons franqueados para levarmos nosso modelo, que é um grande diferencial em meio a todas as lojas do segmento.”