Com apenas cinco anos de operação, a rede de clínicas odontológicas premium, Oral Unic, abriu 93 unidades no Brasil em 2020, além de fechar o ano com o marco de 200 unidade vendidas. E no estado do Rio de Janeiro, 9 unidades já estão em fase de implantação, além de Niterói e Petrópolis que já estão em operação) O crescimento da rede, fundada em Santa Catarina em 2016, tem sido bastante expressivo nos últimos dois anos – em 2018, o faturamento foi de R$ 91 milhões e em 2019, cerca de R$ 203 milhões, refletindo o plano de negócios da rede para um crescimento estruturado.
Foi nesse contexto que Eduardo Roberty decidiu investir em uma unidade da Oral Unic, em Niterói, no RJ. “Eu buscava investir em uma franquia com outro sócio, mas não encontrávamos uma rede que atendesse as nossas expectativas”, diz.
A busca cuidadosa por uma marca que fosse alinhada com as crenças do empreendedor se dá por ele buscar revisitar um conceito da odontologia que fala sobre o atendimento humanizado. Com 18 anos de formação, Eduardo é especialista em odontologia estética e prótese, além de ter mestrado e doutorado em Odontologia. “Eu buscava uma franquia que tivesse essa mesma missão, de uma entrega real e humanizada, com um planejamento de negócio sustentável e que seguisse os preceitos do lucro com cuidado, criando assim, uma bola de neve positiva”, explica. “Acabei encontrando o que eu procurava com a Oral Unic”, conta.
O especialista fechou o contrato com a Oral Unic em 2019. A unidade em Niterói, inaugurada em janeiro de 2020, tem 480m², contou com investimento de R$ 1,2 milhões. Com conceito all inclusive, a clínica conta com salas pré e pós-operatório e um centro cirúrgico completo, com desfibrilador e monitor cardíaco, além de um raio-x panorâmico. “Nenhuma das outras clínicas odontológicas da região tem a mesma estrutura e tratamentos que oferecemos na Oral Unic”, afirma.
De acordo com Eduardo, janeiro e fevereiro são meses menos movimentados para o setor de odontologia. “Normalmente, são meses que o número de atendimento diminui, por conta das férias, volta as aulas. Mas voltam ao ritmo em março”, explica. Porém, em 2020, o mundo foi pego de surpresa pela crise do coronavírus e no Brasil não foi diferente. “Tivemos três meses, bastante afetados. Chegamos a parar por três semanas e depois, voltamos com alguns atendimentos, seguindo as normas de saúde, mas foi bem abaixo do que esperávamos”, conta. Aos poucos, os atendimentos foram aumentado e com a flexibilização, seguindo sempre as normas e cuidados para garantir a segurança de todos, Eduardo viu o movimento melhorar. “Em junho, a gente decolou e desde então, temos tido números acima da média”. Um ano após a inauguração, a unidade segue com números cada mais expressivos.
Entretanto, durante os meses mais críticos da pandemia em 2020, o empreendedor percebeu uma oportunidade de negócio para adquirir uma nova unidade. Agora, na capital fluminense. “A gente percebeu que o preço do imóvel estava caindo consideravelmente e vimos o momento ideal para conseguir um espaço na Tijuca, que é um bairro que conversa bastante com o nosso público target”, diz. O contrato já foi assinado e a nova unidade com 600 m² deve abrir em maio de 2021.
Para ser franqueado da marca, é preciso investir a partir de R$ 900 mil. A Oral Unic também possui o modelo Smart, a partir de R$ 650 mil, que foi pensado para cidades a partir de 50 mil habitantes e PIB de R$ 120 mil. Cada unidade fatura, em média, R$ 400 mil reais. O prazo de retorno para o capital investido é de 18 a 24 meses. Em maio de 2020, a rede lançou uma nova franquia no mercado, Face Unic, com foco em harmonização facial, e já fatura cerca de R$ 120 mil por mês.