O empreendedorismo feminino cresce cada vez mais no país, e assim, promove transformações na sociedade e na economia. Não é por acaso que, hoje, as mulheres já representam aproximadamente metade de toda a força de trabalho existente no Brasil. Segundo dados do governo federal, três em cada quatro lares são chefiados por mulheres, e 41% dessas têm o seu próprio negócio.
Atentas aos resultados positivos do setor de franquias e com sensação de maior segurança por investir em um negócio já consolidado, o público feminino vem apostando nesse tipo de empreendimento. É o que conta a empresária Vivian Deus, fundadora da rede de franquias Joaninha Brechó Infantil. “Hoje, o público feminino é o que mais procura conhecer nossa proposta de empreendimento e também o que mais fecha negócios. Elas querem conciliar o trabalho com os filhos e na maioria das vezes conta com o apoio do esposo e da família”.
De acordo com o estudo “Liderança Feminina no Franchising”, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias sob o comando feminino podem ter faturamento até 30% maior em relação ao público masculino. “Acredito que o fato de estarmos acostumadas a ser multitarefas aliado ao foco e presença, além de paciência, ajuda a obter bons resultados. Conseguimos manter o espírito de liderança aceso para comandar”, comentou Vivian.
Mudança radical
A empresária nunca tinha pensado em ter um negócio próprio, antes de abrir a primeira loja da Joaninha Brechó Infantil. Ela declara que teve inúmeras experiências profissionais, mas em nenhuma se sentia completa. “Eu era professora, antes de abrir o brechó, atuei em outras áreas, mas não me encaixei em nenhuma delas verdadeiramente. Até que decidi ter meu próprio negócio e hoje sou apaixonada pelo o que faço. E o mais importante, ajudar outras mulheres a realizar o sonho de empreender também”, completa.
Atualmente a rede de franquias já conta com 17 lojas espalhadas pela capital, região metropolitana e interior de Minas, e agora também no Estado de São Paulo. “Começamos a expandir as nossas lojas no final de 2019 e em pouco mais de um ano se tornaram um sucesso. A nossa expectativa é crescer ainda mais em 2021 para todo o país”, contou Vivian.