Entre fazer uma carreira estável em uma empresa e abrir o próprio negócio, os brasileiros estão optando cada vez mais pela segunda opção. Pesquisa divulgada em 2023 pelo LinkedIn apontou que 6 em 10 brasileiros estavam em busca de mudar de emprego, e 2 em 10 já procuram uma nova posição. Entre os motivos para a mudança está o trabalho remoto, a oportunidade de crescer e principalmente o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e claro o salário, já que a tradição de um plano de carreira sólido em uma única empresa vem perdendo espaço.
Foi o que a curitibana Isabella Marcon Guerim, de 40 anos fez deixando para trás um emprego estável e com carreira promissora no Exército Brasileiro para viver do próprio negócio e hoje comanda o departamento de expansão da franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede de franquias do setor óptico, na qual é sócia, e faturou em 2023 mais de R$ 17 milhões.
Chamada para o Exército
Filha de farmacêutico bioquímico, Isabella se espelhou no pai para seguir carreira na área da saúde e também se inspirou em sua mãe, que durante muitos anos trabalhava em três turnos por dia como professora. Isabella se formou em farmácia bioquímica e após o mestrado foi convidada a lecionar na área de Análises Clínicas no curso de Farmácia, em uma universidade. Paralelamente, trabalhava em laboratórios realizando plantões acoplados a hospitais.
Pouco tempo depois, ela foi convocada pelas Forças Armadas do Exército Brasileiro a atuar como Oficial de Saúde. Essa jornada durou seis anos, na qual Isabella enfatiza que vários ensinamentos dessa época refletiram na atuação dos seus negócios que viriam a surgir anos depois.
“Respeitar o processo, entender que nem tudo é no seu tempo, que existem hierarquias que devem ser respeitadas. Que disciplina, princípios e honra podem ser aplicados em todos os segmentos e momentos da vida, e que se for persistente e não desistir, conquistará a vitória”, diz.
Conexão com negócios distintos
Em apenas um ano de militarismo, Isabella conquistou o capital necessário para dar o pontapé inicial e ter o primeiro negócio, uma franquia de clínicas de emagrecimento e estética. Em seis meses conduzindo o negócio já abria a segunda unidade, todas em Curitiba (PR) e na região metropolitana. Com o negócio caminhando com as próprias pernas, Isabella pediu exoneração do cargo no Exército para se dedicar exclusivamente ao novo negócio próprio. Nessa época ela se tornou mãe das pequenas Yasmin, de 10 anos e Isadora, de 7 anos, e assim também teria mais tempo para se dedicar às filhas.
Com o passar do tempo e a pandemia, acelerou ainda mais a vontade de passar as clínicas adiante e buscar empreender por novos segmentos. Em 2018 se tornou masterfranqueada de uma escola bilíngue, que traz a metodologia canadense aos alunos brasileiros. Sem a necessidade de unidade física, seu trabalho era fazer a prospecção e venda de operações no estado do Paraná.
Dois anos depois, uma reformulação da marca ocorreu e não fazia mais sentido para ela continuar no novo formato. Então, resolveu seguir adiante em um novo desafio que considera um grande propósito e chamado: compartilhar sua jornada de quase 15 anos de aprendizados e conhecimentos adquiridos no empreendedorismo para novos empresários ou aqueles que estão estagnados, com dificuldades de sair do resultado mediano. Assim, surgiu a nova empresa, a Opening Doors que administra junto a seu esposo, Hilston Guerim. O negócio é especializado em mentoria e consultoria empresarial de forma individualizada.
Visualizou a oportunidade
Empreendedora e visionária, Isabella gosta de diversificar seus negócios e quando enxerga uma boa oportunidade se agarra a ela. Foi em uma de suas mentorias que conheceu o empresário Tony Cozendey, fundador da marca Instituto Visão Solidária, franquia especializada no setor óptico.
“Eu já acompanhava o trabalho do Tony há quatro meses, que buscava redesenhar a estratégia do IVS, que já estava consolidado no mercado em MT com lojas próprias e queria se tornar franquia. Eu e meu esposo ficamos próximos a ele e então surgiu o convite para nos tornarmos sócios, assim continuaríamos agregando valor e também poderíamos fazer um maior trabalho de expansão, já que temos profundo know-how com o franchising em todas as áreas”, relembra a empresária.
Diferente das óticas tradicionais
A franquia Instituto Visão Solidária está no mercado desde 2015 e nasceu com a proposta de ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais, além do preço acessível (a partir de R$ 49,99 a armação e a lente), o cliente tem a acessibilidade aos óculos, onde ele mesmo escolhe diretamente das prateleiras os óculos de grau ou de sol.
São mais de dois mil modelos de armações nas lojas e ainda conta com um mix amplo e segmentado em armações exclusivas e de marca própria, tanto masculinas quanto femininas, para adultos e crianças, óculos solares, além de todos os formatos de lentes no mercado, unifocais, bifocais, multifocais, tratamentos antirreflexo e fotossensíveis.
Para empreender nesse negócio é necessário investimento inicial a partir de R$ 190 mil (incluso taxa de franquia de R$ 50 mil + R$ 120 mil de gastos com instalação e estoque inicial + R$ 20 mil de capital de giro). Esse valor é referente a uma loja de 30m2, com dois a três colaboradores. O valor pode aumentar de acordo com as características e tamanho do imóvel a ser locado.
O faturamento é muito atrativo onde é possível alcançar entre R$ 60 mil a R$ 150 mil por mês, conforme o desempenho do franqueado e tamanho da loja. Já o lucro líquido mensal é estimado entre 20% e 30% sobre o faturamento, com retorno previsto do investimento entre 13 e 18 meses.
O modelo de negócio da franquia IVS é ideal para cidades acima de 10 mil habitantes, e em regiões com alto fluxo de pedestres.
Unindo forças
Isabella chegou no IVS no início de 2023 como sócia, para somar forças à empresa que tinha acabado de entrar para o franchising. Desde então, a marca cresceu 500% somente no primeiro ano de participação, e atualmente conta com 59 operações presentes em 16 estados.
Para este ano a franquia IVS projeta alcançar a marca de 150 unidades comercializadas e gerar um faturamento total de R$ 65 milhões ao final de 2024.
“O que mais me chamou atenção no IVS é o propósito da empresa que é o de democratizar o uso dos óculos, com qualidade e preço justo. Uma marca não é feita apenas de números e lucratividade, apesar de ser altamente importante, e o IVS apresentou essas vantagens, além de pertencer a um mercado promissor, de produto de necessidade básica à saúde da população que precisa de uma visão de qualidade. Não foge da minha formação de origem, um negócio voltado à saúde”, analisa Isabella sobre investir em uma nova empresa.
Empreendedorismo feminino
De pulso firme, Isabella sabe muito bem aonde quer chegar e como fazer para alcançar seus objetivos. Ela afirma que nunca teve dificuldades em estar em ambientes onde a maioria ainda é os homens que dominam, algo muito frequente em ambientes empresariais. “Sei que ainda existe a diferenciação, o preconceito de acreditarem não darmos conta, porém, com competência e dedicação isso é facilmente combatido”, diz.
Isabella usa a seu favor um poder que somente as mulheres têm, o sexto sentido, para capacidade de realização. “As mulheres são mais resilientes, não desistem fácil e enfrentam as adversidades de uma forma mais leve e superável. É necessário acreditar na sua habilidade, vontade e sonho, para então conquistar o que desejar. Não dá para parar enquanto isso não acontecer e, mais, fazemos tudo isso em cima do salto (risos)”, finaliza a empresária que divide hoje o trabalho como diretora nacional de expansão do IVS e também como palestrante e mentora na empresa Opening Doors.