A vida é marcada por desafios e adversidades, e muitos encontram em suas experiências passadas a motivação necessária para prosperar. Essa é a história de Vania Melo, que começou sua jornada lavando louça para seus vizinhos em troca de centavos e, atualmente, lidera três unidades da Acuidar, franquia de cuidadores especializados.
“Sou de família pobre. Em minha família, ninguém nunca teve grandes perspectivas. Desde criança, lavava louça das vizinhas para ganhar centavos. Com 10 anos, vendia revistas de cosméticos na escola e fazia companhia para idosas à noite. Essa realidade me fez empreender desde cedo.” Desde sua infância, Vania sempre buscou formas de contribuir com a renda da família. Ela conta que pé de chuchu no quintal e a solidariedade dos vizinhos eram a única garantia de comida na mesa, e essa necessidade a moldou para a vida.
Desde muito jovem, ocupou diversos cargos, como acompanhante de idosos, empregada doméstica e babá. Aos 16 anos, começou a trabalhar em uma fábrica de jeans, onde limpava as linhas das calças. Nessas horas, ela se dedicou a aprender a costurar. Apesar de não ter grandes expectativas de futuro, Vania reflete que nunca parou de estudar, concluindo o ensino médio.
Enquanto exercia essa ocupação, ela enxergava no comércio uma oportunidade de crescimento e, após ser selecionada para trabalhar em uma loja de móveis, percebeu que poderia ir além. “Quando entrei na loja, não sabia como vender, então pedi para a gerente que me deixasse levar as pastas com os preços dos produtos para casa. Estudei os manuais e coloquei pequenas etiquetas nos itens, como se fossem códigos. Isso me ajudou a me tornar a maior vendedora da loja e, em pouco tempo, fui promovida a gerente.” Com esse cargo, Vania não apenas aprimorou suas habilidades, mas também se tornou uma mentora para outras gerentes de loja.
Entretanto, sua trajetória não foi isenta de dificuldades. Ao sair do estabelecimento, Vania decidiu abrir sua própria loja de roupas, mas enfrentou desafios que a levaram a praticamente fechar as portas. “Passei por questões pessoais muito difíceis e contraí muitas dívidas. Fiz um curso de cabeleireira e montei um salão, mas, um ano depois, precisei fechar o espaço e trouxe o salão para minha casa. Esse recomeço me fez voltar a me desenvolver profissionalmente.”
Esse momento de reinvenção se tornou um ponto chave em sua vida, em que apesar das adversidades, ela encontrou determinação para se reerguer. Foi com essa visão que Vania investiu em sua primeira unidade de franquia, número que rapidamente se transformou em três operações, localizadas em Campinas, Ribeirão Preto e Jaboticabal.
“No começo, a falta de conhecimento sobre o negócio e o desafio de atender a um público de classe alta em Ribeirão Preto foram grandes obstáculos. No entanto, o apoio que recebi da franqueadora foi essencial para virar a chave e conquistar meu primeiro cliente”, conta a empreendedora.
Hoje, ela conta com um faturamento médio de dois milhões e quinhentos mil reais por ano, e reforça que está sempre atenta a novas projeções e busca formas de expandir seus horizontes. “Quero continuar crescendo e contribuir para o desenvolvimento do setor, oferecendo cada vez mais qualidade nos serviços prestados. Minha experiência me ensinou que a determinação e o foco são fundamentais para o sucesso”, conclui.