As mulheres são responsáveis por 57% das redes franqueadoras, segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O levantamento aponta que houve um crescimento de 11% no período entre 2015 e 2024. Em relação às operações franqueadas, o estudo aponta que as mulheres também passaram a ser maioria, elevando a fatia de 48% para 51% no período pesquisado.
O mesmo movimento ocorreu em relação aos cargos de liderança nas empresas franqueadoras, onde a variação foi de 19% a 29%.
Estímulo
Com base nesses dados, a EcoPower, rede de franquias de energia solar com 350 unidades em todo Brasil, que conta com 22% de participação de mulheres franqueadas, está com uma iniciativa com o objetivo de aumentar o número da participação feminina, em que a empresa lançou a campanha “mulheres empreendedoras”, que permitirá às mulheres interessadas, abrir uma franquia em seu nome, com um desconto de 50% na taxa de franquia até o dia 30 de novembro de 2024.
Náchila Oliveira, sócia-fundadora da EcoPower, diz que o foco da campanha é oferecer todo o suporte necessário às mulheres que desejam abrir negócios próprios. “Nós queremos incentivar a força feminina no mercado, auxiliando essas mulheres que desejam empreender e construir uma carreira de sucesso”, comenta.
Esta ação promocional tem como objetivo aumentar o número de mulheres empreendedoras no ramo de energia solar, junto à EcoPower, que é líder nacional no mercado. Os valores são para três modalidades de franquias e continuarão iguais após o período para quem assinar a parceria até a data limite.
Além disso, Náchila também lançou uma marca de moda circular, a ReUs Club, com a intenção de democratizar o acesso à moda por meio de uma rede de franquias e o e-commerce do brechó.