Mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia, as franquias de alimentação ainda são as que mais faturam no setor. Segundos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento movimentou mais de R$ 40 bilhões no último ano. Isso se dá ao fato das marcas estarem presentes um mercado essencial e com variedade de modelos que poucos setores possuem.
Segundo a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café – o consumo do café aumentou, mesmo que timidamente ano passado. Foram mais de 20 milhões de sacas, um aumento de 1,3% referente ao período anterior. Um dos motivos desse aumento, vem da população em home office que utiliza da paixão pela iguaria para buscar inspiração e manter-se na rotina.
Sabendo desse cenário, a Duckbill, rede de franquia de cookie & coffee shop, segue investindo em seu plano de expansão e no mês de maio, possui 8 inaugurações agendadas. As novas unidades serão localizadas em São Bento do Sul (SC), Chapecó (SC), Primavera do Leste (MT), Leblon (RJ), São João da Boa Vista (SP), Alexânia (GO), Uberaba (MG) e Ribeirão Preto (SP).
A rede foi fundada em 2016 por Rafael Naves, que testou 42 receitas até chegar na fórmula do cookie perfeito. “A cozinha para mim sempre foi um espaço para relaxar e se tornou um laboratório onde eu testei receitas do mundo inteiro. Para algumas eu precisei de ajuda do Google tradutor”, pontua Naves.
Foram 6 meses investindo nos testes de temperatura no forno, seleção de ingredientes, e no hábito de manter o que era bom em uma receita e transformar o que não dava certo em outra. Atualmente, nas unidades da marca existe uma grande variedade de sabores. “Os mais vendidos são o Ao Leite e o Cookie Dark. Porém os meus favoritos são o White Lemon e o Cookie Red Velvet”, comenta Rafael.
Além da especialidade da casa, há outras delicias no cardápio, como sanduíches, coxinha, assados e diversos tipos de bebidas, com destaque especial para o café que se possui um blend exclusivo que é 100% arábico, com pontuação 83 SCAA (Speciality Coffee Association of American) e colhido na alta mogiana, ou seja, um produto especial para os amantes da bebida. Os clientes podem usufruir tanto em loja física quanto saboreá-lo em casa, pois a marca disponibiliza em três versões: Sachê (drip coffee), cápsulas compatíveis com máquina Nespresso e a versão cappuccino.
Em 2018, a Duckbill se associou ao grupo 10x e ingressou no franchising com um plano de expansão arrojado, a meta da rede é atingir 500 unidades em 5 anos por todo Brasil e América Latina. “Quando entramos para o grupo, possuíamos apenas a unidade de Franca, nossa unidade piloto, mas só de conhecer o projeto foi o bastante para inspirar os empreendedores que entravam em contato conosco”, afirma Rafael.
Hoje a marca possui mais de 95 unidades em operação e mais de 80 para inaugurar em 2021 e não para por aí, a rede também está em busca de franqueados no Oriente Médio e Estados Unidos.