A rede Drogarias Max acaba de divulgar os resultados do 1º feirão e das ações comerciais nas lojas, realizados em junho e julho, respectivamente. Segundo Lucas Procópio, gerente de Negócios da franquia, houve 100% de adesão das lojas, com uma evolução média de 30% de crescimento no faturamento em relação aos principais distribuidores.
Em relação ao feirão, foram mais de 2,5 mil unidades compradas dos fornecedores, quase R$ 1 milhão em compras e um crescimento de 200% nos pedidos em relação ao mesmo período do ano passado. Os distribuidores que mais fizeram negócios foram Santa Cruz, Emefarma, Millenium, Jomargil e Profarma. Em relação à indústria, tiveram melhor desempenho os fabricantes Unilever, Sandoz, Colgate, Geriatex e Cimed.
Na segunda fase do feirão, a campanha direcionada aos clientes nas lojas alavancou os números da rede referentes ao primeiro semestre de 2021, que tiveram crescimento de 10% em comparação a jan/jun de 2020. “O feirão entre os parceiros, a campanha de ofertas para os consumidores e as próximas ações programadas até o fim do ano elevaram nossa expectativa de crescimento para mais de 10% em 12 meses, superando as previsões da Close-up”, analisa o gerente da franquia.
Opinião do franqueado
O franqueado Leonardo Pereira, que tem farmácia em São Pedro da Aldeia (RJ), aprovou a iniciativa da rede. “É sempre bom ter condições comerciais diferenciadas, para que possamos oferecer preços diferenciados dos nossos concorrentes, além da mídia agressiva e maciça, o que faz com que a Max saia na frente”, diz ele.
De acordo com o empresário, houve aumento significativo na venda de todos os produtos incluídos na campanha de julho em comparação ao mesmo período do ano passado, levando a um crescimento de 8,65% no faturamento da loja. Os mais vendidos foram Dipirona, Epocler, Sonrisal, papel higiênico Deluxe, Dorflex e Buscopan.
Próxima ação comercial
A Drogarias Max prepara uma semana inteiramente dedicada aos medicamentos genéricos em setembro. Segundo dados da PróGenéricos, nos últimos 22 anos, o genérico gerou uma economia de mais de R$ 185 bilhões para o consumidor. No Brasil, eles respondem por 35% das vendas em unidades no conjunto do mercado farmacêutico.
Ainda segunda a associação, 79% dos usuários de medicamentos no País compram genéricos, porque eles são, em média, 60% mais baratos que os de referência nas farmácias e drogarias. Na rede Drogarias Max, essa classe de medicamentos representa 17% das vendas, ou seja, ainda há muito o que crescer.