A rede de franquias Drogarias Max vai receber, pelo oitavo ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), considerado a principal premiação do mercado de franquias no Brasil. A entrega do troféu vai acontecer no dia 29 de abril, em São Paulo.
“Estamos muito felizes com a premiação, principalmente porque ela representa a opinião dos nossos franqueados, sendo, portanto, a comprovação de que estamos no caminho certo como franqueadora, atendendo às expectativas das lojas, mantendo bom relacionamento e implantando novas e melhores soluções para que o negócio dos franqueados seja cada vez mais um sucesso”, comemora Lucas Procópio, gerente de Negócios da Max.
Suspensa em 2021 devido à pandemia, a pesquisa volta em 2022 com muita expectativa de todo o setor. Os franqueados analisam quatro quesitos: performance global, que é a satisfação geral do franqueado em relação à franquia; performance econômica, que representa a satisfação em relação à marca e à rentabilidade; performance operacional, que é a satisfação em relação ao suporte operacional da franquia; e performance de relacionamento, que representa a satisfação em relação ao relacionamento da marca com o franqueado. Para ser premiada, a franquia precisa obter, no mínimo, nota 75 em cada um dos quesitos, em uma escala de 0 a 100.
A Drogarias Max começou a participar da premiação em 2014 e nunca mais parou, pois reconhece ser uma maneira de saber exatamente o que o franqueado pensa para promover melhorias na franquia. “Sempre analisamos os resultados da pesquisa para mobilizar, entender e implantar novas soluções e ferramentas para o crescimento da rede e das lojas”, acrescenta Lucas.
Esta é a 31ª edição do Selo de Excelência em Franchising, que, de acordo com a ABF, evoluiu muito ao longo dos anos, acompanhando as inovações do mercado, metodologias de pesquisas e particularidades do setor de franquias.
Para oferecer mais conveniência aos franqueados, uma das transformações mais recentes foi a troca de metodologia da pesquisa, que passou a ser respondida de forma online. Essa inovação incluiu a contratação de um novo instituto de pesquisa, que é referência mundial em pesquisas e especialista em metodologias online, a Nielsen.