As Drogarias Max comemoraram seus 40 anos de existência no último dia 9/11, no Rio de Janeiro, com uma celebração em que prestaram homenagens a diversas pessoas que fizeram e ainda fazem parte da história da franquia, entre elas, franqueados mais antigos, funcionários leais e os próprios fundadores da empresa, cuja história foi contada em documentário exibido na festa.
A cerimônia de aniversário relembrou os momentos mais marcantes, como o nascimento da franquia em 1989, a entrada para a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2000, o primeiro reconhecimento público em 2014 com o Selo Excelência em Franchising – selo conquistado consecutivamente desde então – e a participação no ranking das dez marcas de farmácias mais lembradas pelos cariocas na pesquisa feita pelo Jornal O Globo.
Em seguida, os convidados assistiram a um documentário que conta a história da marca a partir do ponto de vista dos fundadores Marlécio Abreu, Francisco Veras e Luiz Carlos, que foram homenageados com mensagens de amigos, familiares e funcionários, além de ganharem uma placa de reconhecimento a suas realizações e uma maquete fiel da fachada da Max.
Conheça a história da franquia
“Marlécio, Vera e Luiz Carlos, meu pai, não são parentes, mas eles têm uma grande amizade um pelo outro. Depois de 40 anos, eles ainda conseguem se sentar numa mesa, conversar, divertirem-se juntos. Não sei se isso é habitual no mundo dos negócios, mas eles são assim, mesmo com todas as suas diferenças”, destaca Fábio Pinto, presidente da Max.
O quarto fundador da Max, João Vargas, também foi homenageado pelo presidente da Max. Sua filha Fabiana e netos estiveram na festa e relembraram a participação de João na fundação da franquia. “João Vargas era muito benquisto no setor de farmácia. Foi um grande líder. Nós quatro sempre fomos muito amigos. Chegam a dizer que a franquia dura tanto tempo pela nossa amizade”, disse Marlécio.
Os empresários Gerarda Rozenberg e Ely Carvalho, há mais de 20 anos na franquia, foram homenageados em nome de todos os franqueados. “Essa sensação de dever cumprido me motiva a ser cada vez melhor como profissional e pessoa e acreditar que o segredo é gostar do que fazemos. A homenagem foi prova disso. Agradeço à Max. Valeram a pena esses 40 anos”, declarou Gerarda.
Outro momento marcante foi o reconhecimento à Margarete Prata, irmã de Marlécio e advogada da rede. Margarete participou ativamente da fundação da empresa e apoiou os fundadores em diversas demandas jurídicas e de gestão. “Obrigada por cada oportunidade que foi dada a mim desde o início da minha carreira. Hoje eu me considero uma pessoa totalmente realizada profissionalmente”, disse.
O diretor Comercial e de Expansão, Lucas Procópio, que começou na Max como entregador há 15 anos, também subiu ao palco para receber uma placa de homenagem e agradecimento pela dedicação à empresa. “Relembrando meus 25 anos na empresa, desde os dias de entregas na Drogarias Max do Fonseca aos 18 anos, percebo o valor dos investimentos em educação e qualificação. Trabalhar em uma empresa que reconhece e apoia seus colaboradores é motivo de grande felicidade”, comentou Lucas.
A cerimônia foi encerrada com uma homenagem surpresa ao presidente da rede Fábio Pinto. “Agradeço aos nossos franqueados, parceiros comerciais e colaboradores pela parceria de longa data. É uma honra representar as Drogarias Max. Eu e os filhos dos sócios também fazemos parte dessa história. Tenho certeza de que a semente que foi plantada pelos fundadores terá uma raiz muito forte”, comentou Fábio.
Após as homenagens, a festa dos 40 anos seguiu com show da Banda do Baile e fogos de artifício a meia-noite, tudo com vista para o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara, cartões postais do Rio de Janeiro.
Os 40 anos marcam um novo momento da franquia, pioneira em diversas frentes do segmento farma. A rede vem desenvolvendo áreas internas e modernizando processos com o objetivo de aprimorar a gestão de todas as lojas, levando em consideração as características do mercado e a individualidade dos franqueados. Entre as metas para 2024 estão a expansão para outros estados do Brasil, o aumento de 15% a 20% no faturamento das unidades e revisão do sortimento de produtos.