Abrir seu próprio negócio é um constante desafio, especialmente se a opção escolhida for a oferta de um produto ou serviço especialmente sazonal. Embora seja parte do desejo de muitos, a oscilação dos resultados e a limitação trazida por determinadas épocas do ano podem afastar novos empresários deste tipo de desafio.
Apesar das dificuldades presentes em todos os tipos de negócios, o medo da sazonalidade não pode ser considerado algo determinante, pois para todo problema há uma solução, especialmente para quem tem espírito empreendedor. Nos casos de empresas sazonais como as franquias de sorvete, mais comumente instaladas em áreas litorâneas, por exemplo, manter o negócio durante o inverno já está deixando de ser um bicho de sete cabeças.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete, o consumo deste produto no Brasil permanece crescendo. De acordo com levantamento sobre o consumo na última década, o Brasil produz e consome 76,49% de milhões de litros a mais que em 2003. Além disto, o consumo per capta também apresenta resultado superior de 62,56%, no mesmo período.
Para vencer os desafios do inverno neste mercado difícil mas promissor , franquias de sorvete optam por cardápio alternativo apostando em opções mais variadas, investimentos em marketing, para gerar identificação da marca e do produto como alimento e não simples sobremesa, além de mover esforços também em promoções. Todas estas forças compõem fatores responsáveis pela superação dos desafios da sazonalidade e são dicas preciosas para quem quer entrar no ramo.
A franquia Casa do Sorvete Jundiá, por exemplo, mantém seu histórico de crescimento mesmo com as tendências a oscilações. Após dobrar seu tamanho em 2012, a rede de franquias que explora o consumo das classes B e C já possui 22 franquias abertas no país, está na terceira posição entre as marcas mais vendida no país -brigando com grandes nomes no mercado-, além de investir em cardápios para todas as épocas do ano.
Para melhorar o desempenho em épocas como o inverno, o foco também se volta para produtos como milk shakes, mini churros, chocolates quente, balas a granel, pipoca de chocolate e tortas, por exemplo.
Embora o faturamento de empresas deste ramo aumentem em média 40% durante o verão e tenham queda média de 15% no inverno – de acordo com dados indicados pelas próprias redes-, seguindo dicas como a da Casa do Sorvete Jundiá e a tendência de aprimoramento da gestão durante o inverno, é possível vencer o fantasma da sazonalidade e possuir uma franquia campeã.
Para receber mais informações clique em: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter