Com o objetivo de tornar essa prática recorrente e uma tradição, o empreendedor Giovanni Bruno, fundador e CEO do Spicy Tuna, rede de restaurantes fast casual tipicamente havaiano, embarcou em uma missão de pesca em alto-mar, especificamente na região costeira próxima à Ilhabela, no litoral norte do estado de São Paulo, dada a abundância de peixes nesse período.
“O mês de março é ideal devido à movimentação dos cardumes de vários peixes, inclusive, contamos com o apoio de associações locais de pescadores, o que garantiu que nossa ação fosse realizada de forma totalmente legalizada e responsável”, compartilha.
Com o objetivo de destacar o compromisso da rede com a sustentabilidade e o desejo de proporcionar aos clientes uma compreensão mais profunda da origem dos alimentos servidos no Spicy Tuna, Giovanni classifica a vivência em alto-mar como “incrivelmente enriquecedora”, o que reforça o compromisso do empresário com práticas sustentáveis de sourcing. “Durante a pescaria capturei peixe-espada e também outras espécies locais, sempre respeitando os limites e regulamentações de pesca sustentável. Isso nos permitiu diversificar o menu especial que estamos preparando”, antecipa.
Os novos pratos são: o Poke de Pescado do mar, com peixe fresco picado e temperado com o molho exclusivo e original havaiano da rede, servido com arroz gohan; e o Fish Burguer de pescado, acompanhado de batatinha havaiana. Os preços variam de R$ 40,00 a R$ 50,00.
Com uma embarcação terceirizada, que possui todas as autorizações necessárias para a pesca, o jovem pescador seguiu rigorosos padrões de sustentabilidade de práticas adotadas na região, garantindo não apenas a qualidade do produto, mas também a preservação do meio ambiente marinho.
Inspiração do Havaí para o Brasil
A conexão de Giovanni com o mar já vem de longa data, quando em 2015, o jovem pisou em terras internacionais, nas belas ilhas do Havaí, e enxergou potencial no sabor único do poke tradicional. A inspiração com a cozinha nativa de Honolulu e do autêntico prato do arquipélago deu origem ao Spicy Tuna.
Atualmente, com duas unidades em operação, uma na capital paulista e outra em Ribeirão Preto, no interior do estado, a rede fundada em 2022, entrou para o franchising em 2023, e busca tração para expandir em todo o Brasil e terminar o ano com 20 lojas e faturamento de R$ 5,2 milhões.