Com a intenção de trazer o melhor da confeitaria francesa para os consumidores brasileiros, a rede Le Petit Macarons, rede de franquias brasileira especializada em macarons, investe nas vending machines – máquinas automáticas de venda – para ampliar a presença em todos os estados brasileiros, especialmente nas capitais e alcançar a marca de 30 unidades até o final de 2026.
A partir de um investimento inicial de R$ 60 mil, a microfranquia pode ser instalada em shopping centers, universidades, aeroportos, clínicas hospitalares e centros empresariais e oferece uma opção rentável, com faturamento mensal em até R$ 30 mil. “Muitas pessoas hesitam em empreender por receio de deixar a segurança de um trabalho fixo. No caso das franquias, um dos maiores desafios é a falta de recursos para iniciar o negócio, além da contratação de funcionários. As nossas vending machines são uma ótima alternativa para quem se sente inseguro e não dispõe de muito capital”, comenta Roger Coelho, sócio-fundador e diretor de novos negócios da rede.
Dando início ao novo modelo de operação, a primeira unidade no formato foi instalada neste mês no Shopping Metrô Tucuruvi em São Paulo (SP). Nas máquinas, serão disponibilizadas três embalagens diferentes de macarons: Coleção Frutados, Coleção Chocolates e Coleção da Chef, e os preços serão semelhantes aos praticados nas lojas da marca. “Esperamos atingir aquele cliente que já conhece os nossos doces e precisa de agilidade na compra. Tudo isso, sem perder em qualidade de produto e com a mesma experiência que oferecemos em nossas lojas”, afirma Roger.
Para tornar as vending machines ainda mais práticas, a rede oferece uma logística de fornecimento simples e um investimento acessível, que permite operação totalmente autônoma. “Nossas máquinas possuem um software que indica quando é preciso repor os produtos, permitindo que o franqueado administre várias unidades sem precisar de funcionários, apenas organizando uma rota de abastecimento”, explica o executivo.
Viagem para conhecer a receita perfeita parisiense virou negócio
Hoje, com 28 unidades em 7 estados brasileiros e um crescimento de 24,24% em relação ao ano anterior, a Le Petit Macarons colhe os frutos da amizade entre Valquíria de Marco e Roger Righi Coelho, que em 2012 voltaram de uma viagem a Paris inspirados a criar a receita perfeita de macaron para o paladar brasileiro, sem perder a essência francesa. Após um ano e meio de testes, Valquíria chegou à fórmula ideal, e uma venda de 4.500 unidades realizada por Roger confirmou o sucesso da criação, impulsionando a dupla a transformar o sonho em negócio.
Desde a abertura da primeira loja em Bento Gonçalves (RS), a marca não parou de crescer. Roger vendeu o carro para abrir um quiosque em Porto Alegre, onde as vendas quintuplicaram, e em 2018 veio a primeira franquia em Florianópolis. Agora, a Le Petit Macarons segue expandindo e projeta crescer 16,12% em 2026, mantendo viva a proposta de unir a tradição francesa à doçura brasileira.






