Após um ano de pausa, em 2022, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) concede a chancela do Selo de Excelência às franquias que atuam em diferentes segmentos no mercado brasileiro. Esta é a 31ª edição da iniciativa, considerada um indicador para as redes por reconhecer a qualidade e excelência da empresa franqueadora e estimular a melhoria do nível de atuação das marcas que englobam este setor. O Divino Fogão, rede de alimentação referência pela comida da fazenda e Franqueador do Ano em 2019, foi reconhecido com o selo na categoria Máster. Atualmente, a marca conta com 196 restaurantes em diferentes estados brasileiros, além de atuar em algumas regiões por meio de dark kitchens.
Para entender melhor, o Selo de Excelência da ABF é dividido nas categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega, que são classificadas de acordo com o número de franqueados da rede e de unidades franqueadas, além do tempo de atuação no mercado. O Divino Fogão foi contemplado na Categoria Máster, que concede a chancela às marcas com mais de 10 anos no mercado, mais de 30 franqueados na rede e mais de 60 unidades franqueadas. O selo visa reconhecer o fortalecimento da relação franqueador – franqueado, exaltando ações próximas com parceiros de negócios, tendo como foco os indicadores de performance das unidades. Tais fatores mostram que as redes, como a de Reinaldo Varela, investiram ainda mais em consultoria de campo, nas ferramentas de marketing e em ações nas redes sociais, com intuito de ficarem mais próximas dos consumidores e dos franqueados.
“O Selo de Excelência é um importante termômetro da gestão das redes, uma vez que a pesquisa levanta dados sobre performance operacional, maturidade e expansão, entre outros fatores. Os resultados da pesquisa possibilitam às marcas participantes analisar seus pontos fortes, aqueles em que a rede precisa melhorar, além de ser um importante instrumento de direcionamento, confirmação e reorientação de políticas e metodologias de gestão das marcas. Por isso, é muito gratificante receber esta chancela. No Divino Fogão, o franqueado tem liberdade e espaço para opinar e sugerir, além de inovar com receitas locais. Tudo que dá certo pode ser compartilhado com outras lojas. Também investimos em treinamento para manter o sabor da fazenda, além de oferecer uma variedade de pratos, saladas e sobremesas em buffet. Esporadicamente, apostamos em campanhas que auxiliam na fidelização dos consumidores e que atraem pessoas que desejam experimentar o nosso sabor. Tudo isso só é possível graças à parceria que temos com nossos franqueados. O selo fortalece a marca no mercado de alimentação”, relata o fundador e presidente da rede, Reinaldo Varela.
Fundada em 1984, a marca ingressou no segmento de Franchising no ano de 1994. O Divino Fogão conta com um buffet diversificado, que reúne pratos tradicionais da fazenda e um cardápio variado com, em média, 32 pratos quentes e 15 opções de saladas diferentes todos os dias, além de diversos tipos de carnes, frango e peixes grelhados, todos feitos na hora, e vários tipos de sobremesas. Presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, a marca também possui sete dark kitchens, como são chamadas as cozinhas invisíveis focadas em delivery. Para ser franqueado da marca, é necessário investir a partir de R$ 700 mil. Já para o modelo dark kitchen, destinado para quem atua no segmento de alimentação, o investimento é de R$ 22,5 mil.