Com 21 pontos de venda focados no serviço de delivery, o Divino Fogão, rede de referência em culinária da fazenda, planeja expandir por meio das cozinhas invisíveis, além de ampliar a atuação em praças de alimentação de shopping centers. Para este ano, a marca almeja encerrar o ano com 25 operações de dark kitchen, sendo que as unidades localizadas em Canoas (RS), Dourados (MS), no bairro de Guaianases, na capital paulista, e em Itaquaquecetuba (SP) estão previstas para abertura ainda em 2023.
Desde 2021, o Divino Fogão, em parceria com a Guersola Consultoria, tem expandido para bairros e cidades que não contam com um restaurante da rede. Com um modelo de negócio destinado para empresários com experiência no segmento de Food Service ou que abriram um estabelecimento de alimentação, a dark kitchen da marca disponibiliza as principais receitas do cardápio, ou seja, permite que pessoas que não moram ou trabalham perto de uma unidade possam saborear os tradicionais pratos da franquia.
Em formato de licenciamento, as dark kitchens da rede de alimentação contam com um investimento inicial de R$ 19,5 mil destinado à compra de insumos para produção, uso de marca, embalagem, marketing e treinamento. Isso significa que é possível se tornar um licenciado da rede e atuar por meio da cozinha invisível. Com a implantação do modelo, o licenciado pode contar com um faturamento médio mensal de até R$ 30 mil por marca. Com a aquisição da dark kitchen do Divino Fogão, o licenciado ainda tem a opção de trabalhar com mais duas marcas da rede: Box Divino e Fazenda das Delícias.
Além disso, a marca ainda almeja ingressar em cidades e bairros dos estados da região Centro-Oeste, como Sinop, e na região Sul, nas capitais do Rio Grande do Sul e Paraná.
“Acreditamos muito neste projeto, que trouxe mais acessibilidade para os consumidores do Divino Fogão e para aqueles que sempre tiveram desejo de experimentar nossa culinária, mas não contavam com opções perto de casa ou do trabalho. Além disso, focada no delivery, a dark kitchen permite que o operador consiga implantar outro tipo de cozinha dentro do negócio, aumentando a lucratividade e diversificando os públicos. Hoje, vemos muito potencial neste caminho, que nos permite aplicar toda a experiência de 39 anos da rede Divino Fogão e aliar as tendências do setor de Food Service, que são as entregas em domicílio, mantendo o DNA da marca, sabor e qualidade dos pratos”, finaliza Rodrigo Varela, diretor de Planejamento e Novos Negócios da empresa.